Quando você pensa que experimentou todos os muitos benefícios da sua barba – desde a aparência masculina até a maior sensação de confiança que está sentindo agora que se juntou à fraternidade dos barbudos – há mais.
Pesquisas têm mostrado cada vez mais que ter uma barba tem uma variedade de benefícios para a saúde. Isso mesmo, além do jeito que te faz parecer e como influencia a forma como as pessoas te olham, sua barba pode realmente melhorar sua saúde e proporcionar um pingo de prevenção.
Precisa de provas? Bem, um estudo no Jornal de Infecção Hospitalar disse que homens barbeados eram mais propensos a ter bactérias causadoras de infecções do que homens que tinham barba.
Isso é um afastamento definitivo da velha noção de que homens barbudos abrigavam todos os tipos de bactérias em suas barbas.
Em outras palavras, se você está pensando em raspar aquela barba incrível – por qualquer motivo – aqui estão alguns benefícios para a saúde que você perderá se o fizer.
Conteúdo1. Barbas ajudam a prevenir o câncer de pele
O sol raios UV pode causar estragos na pele exposta. É por isso que usamos protetor solar, usamos chapéus e prestamos atenção (ou devemos prestar atenção) aos avisos sobre ficar no sol quente por muito tempo.
Eles podem até danificar seus olhos - portanto, óculos de sol - incluem causar queimadura de sol do olho , o que não é nada divertido. Mas, além da queimadura solar e da pele rosa brilhante que coça e descama, há a ameaça muito maior de câncer de pele.
Além disso, os danos crônicos do sol levam a manchas e pele flácida e enrugada. Assim, sua barba serve como um chapéu de sol natural para seu rosto, e um Estudo de 2012 na Austrália – onde o sol pode ser brutal – mostrou que uma barba espessa bloqueava até 95% de toda a luz solar.
Faz sentido, então, que se você mora em um país ou região onde o sol é particularmente forte, você deve deixar crescer a barba para manter todos esses melanomas e outros cânceres de pele longe.
Mas faça o que fizer, não se depile se estiver com um belo bronzeado em outras partes do corpo. A extensão grande e pálida onde sua barba costumava ser pode ser francamente embaraçosa.
2. As barbas mantêm o rosto hidratado
Enquanto seu rosto fica seco de vez em quando, ele realmente tem seus próprios talentos hidratantes embutidos, graças às glândulas sebáceas que secretam óleos.
Mas o sol e o vento podem secar esses óleos, e é aí que entra a barba. Na verdade, os pelos faciais protegem esses óleos, ajudando a manter a pele úmida e evitando problemas de pele relacionados ao ressecamento.
O truque é não usar sabonetes ásperos em sua barba, que retiram seus óleos naturais, tornando a pele por baixo mais seca. Em vez disso, use xampus mais suaves, bem como condicionador de barba e óleo de barba para manter a pele sem coceira e úmida.
3. Chega de barbear? Não há mais problemas de barbear?
Não há dúvida de que fazer a barba pode ser uma dor de cabeça, para não mencionar seu rosto.
Há sempre a possibilidade de cortes, e as abrasões que você deixa na pele não são um piquenique porque podem causar uma condição desagradável da pele chamada foliculite , bem como pêlos encravados e infecções.
Mas, ei, quando você está constantemente passando uma lâmina de barbear sobre folículos capilares desprotegidos, o resultado final pode ser tudo menos o ideal.
A linha de fundo? Jogue a navalha fora e proteja sua pele de todos os tipos de caos. Deixe-o descansar confortavelmente – e com segurança – sob a barba.
4. Previnem alergias
Embora esse benefício esteja aberto ao debate, parece haver uma conexão entre ter barba e ser menos atormentado por alergias.
Sua barba age como um filtro de pólen e outros alérgenos, coletando-os antes que atormentem seus olhos, nariz e garganta.
Além disso, foi dito que a pequena quantidade de material alergênico que se acumula na barba ajuda a desenvolver uma melhor resposta imunológica à febre do feno e outras alergias.
A principal coisa a lembrar é lavar a barba e as mãos regularmente para evitar que esses alérgenos acabem nos olhos ou em outros lugares. Caso contrário, sua barba simplesmente se torna um depósito de alérgenos, em vez de um filtro.
5. Barbas aliviam a asma
Sofredores de asma, nós simpatizamos. Sua luta não é fácil, mas uma barba pode atuar como uma barreira entre seu corpo e as exposições tóxicas. Simplificando; é um filtro extra antes que as toxinas entrem nos pulmões e, assim, ajuda a diminuir os sintomas da asma.
6. Eles previnem doenças
As barbas fornecem calor facial que é um alívio bem-vindo se você mora em climas mais frios e passa muito tempo ao ar livre.
Mas há mais. Esse calor extra pode ajudá-lo afastar doenças comuns de inverno , como o resfriado e a gripe, proporcionando um escudo extra contra influências que diminuem ou enfraquecem seu sistema imunológico.
Além disso, não faz sentido ficar infeliz e tremer em uma noite de inverno se você não precisar. Precisa de remédio? É fácil - basta deixar a barba crescer!
7. Não vamos esquecer o fator confiança
Até agora falamos apenas sobre os benefícios para a saúde física da sua barba de balanço, mas de forma alguma podemos ignorar os benefícios mentais.
A empresa alemã de bens de consumo Braun fez um pesquisa de 1.000 homens de Nova York, com 67% dos entrevistados dizendo que usavam barba.
E bem mais da metade desses homens disseram que se sentiam mais atraentes com barba, além de relatar que receberam elogios sobre sua barba.
Quase metade observou que a barba os deixou mais confiantes, o que já discutimos em outros posts, mas vale a pena revisitar aqui.
Porque acreditamos na conexão mente-corpo – que uma mente e um corpo saudáveis andam de mãos dadas – é lógico que os efeitos mentais positivos de uma barba podem ajudá-lo a se sentir melhor fisicamente.
8. Não vamos esquecer sua vida sexual
Há muita informação por aí para dissipar a noção de que uma barba melhora sua vida sexual (e, sim, isso é um benefício para a saúde de muitas, muitas maneiras).
Há muito se pensa que a vida sexual de um homem pelo menos tem o potencial de melhorar e se tornar mais ativa quando ele deixa a barba crescer.
E, umestudo de 2008pela Universidade Northumbria, da Grã-Bretanha, disse que as mulheres consideram os homens com pelos faciais os melhores parceiros românticos – seja para um relacionamento de longo prazo ou uma aventura.
Essas mesmas mulheres disseram que achavam os homens barbudos maduros, durões, masculinos e agressivos, entre outras características.
Mas uma conclusão importante de tudo isso é que tem havido muitos estudos que mostram como o sexo pode realmente beneficiar sua saúde geral – desde melhorar a saúde do coração, reduzir o risco de câncer de próstata até dormir melhor (a palavra “gasto” vem a mente) e um humor geral melhor que o mantém positivo e mais capaz de lidar com o estresse da vida cotidiana.
9. Barbas reduzem a chance de infecção bacteriana
As bactérias existem naturalmente na pele; não há muito que possamos fazer para pará-lo.
Barbear, enquanto isso, pode criar cortes e outras aberturas na pele que podem trazer bactérias.
Por sua vez, isso aumenta suas chances de contrair infecções, bem como pelos encravados. O barbear também pode apresentar problemas se você sofre de acne, não apenas piorando-a, mas aumentando suas chances de contrair infecções de pele relacionadas à acne.
10. Não há mais manchas
Seu rosto fica muito melhor com uma barba do que com pelos encravados, cortes de navalha e uma infinidade de outros problemas de pele.
Já falamos um pouco sobre isso ao falar da vantagem de não precisar se depilar, mas vale ressaltar. Cresça a barba e mantenha a grande pele por baixo.
Claramente, há mais em usar uma barba do que apenas as vantagens óbvias de ter uma boa aparência e se sentir mais confiante.
As barbas podem melhorar sua saúde física e até servir como um mecanismo de sobrevivência, o que pode ser a razão pela qual nossos antepassados das cavernas as usavam. Em vez de comprar sem receita, cultive seu próprio remédio no rosto.
Se você tem alguma opinião sobre barbas e seus efeitos em sua saúde geral, adoraríamos ouvir. Envie-nos o seu comentário e prometemos responder.