11 livros de poesia que você deve ler a si mesmo

  homem de óculos lendo

Se você é como a maioria das pessoas hoje em dia, na maioria dos dias provavelmente não lida com tanta poesia. Mas você costumava. Pense nisso.

Conteúdo

“O que lemos para nossos filhos todas as noites?” pergunta Derek Sheffield, editor de poesia da terreno.org (e autor da recente coletânea de poesias Não é para dar sorte





). Certo. Poesia infantil. Que é apenas outro nome para poesia para crianças.

E talvez você não pense que a poesia é tão importante em nossa era, dada a confusão do ciclo de notícias, a abundância de plataformas sociais, nossas rotinas pessoais diárias e a explosão de mídia de todos os tipos. Mas como os humanos marcam nossos momentos principais? “Ainda recorremos à poesia nos momentos de maior significado pessoal e cultural”, diz Sheffield.





Em outras palavras, recorremos a palavras cuidadosamente elaboradas para dar sentido à vida. Agora, para ser justo, ele é um cara que passou a vida inteira com essa forma de arte, enquanto a maioria de nós tende a não ler muita poesia depois daqueles anos de canções de ninar. Mesmo que você não tenha pego um livro de poesia desde o inglês da 10ª série, agora é um bom momento para tentar novamente. aqui estão 11 livros de poesia que o deixará bem versado em pouco tempo.

O Livro Pinguim de Poesia Romântica

Tudo bem, sim, muita poesia romântica é datada, exagerada e um pouco ridícula, mas muitas delas são coisas maravilhosas também. E mesmo os floreios e o melodrama que podem errar o alvo hoje foram uma parte importante do desenvolvimento da arte em sua forma moderna. Em outras palavras, sem “Ode on a Grecian Urn”, pode não ter havido “Uivo”. Então, se você quer apreciar a poesia, tem que pelo menos respeitar as raízes.

Folhas de Relva – Walt Whitman

A poesia americana moderna indiscutivelmente começou com Walt Whitman, e suas palavras fluidas, muitas vezes maníacas e alegres, ainda brotam das páginas com tanto entusiasmo para o leitor moderno quanto há mais de 150 anos. Longe de ser uma relíquia de uma época passada, Whitman e suas palavras são vitais hoje, e não em um sentido atemporal, mas em um sentido oportuno. Se há uma grande lição desta grande coleção, é que estamos todos juntos nela, e nunca estamos assim? “Ouvinte lá em cima! Aqui você... o que você tem a me confiar? | Olhe na minha cara enquanto eu cheiro o lado da noite, | Fale honestamente, pois ninguém mais o ouve, e eu fico apenas mais um minuto.

A terra devastada e outros poemas – T. S. Eliot

Sim, “The Waste Land” é o poema mais conhecido de Eliot e talvez com razão. É épico, faz referência a inúmeras obras do passado enquanto comenta seu presente, é competente o tempo todo e excelente, e assim por diante. Mas não é o melhor poema desta coleção. Isso é indiscutivelmente 'A Canção de Amor de J. Alfred Prufrock', que lê fresco mesmo 111 anos depois. Mas leia a coleção como um todo e o que vai impressioná-lo é que ela não parece datada. Suba em um smartphone para o “Boston Evening Transcript”, por exemplo, e você se verá (e todos nós) bem ali no poema.

100 Poemas Selecionados – e.e. cummings

  100 poemas selecionados por e.e. cummings

Para abraçar e desfrutar totalmente e.e. cummings, você precisa superar a pontuação, a sintaxe, o posicionamento das palavras e a gramática, ou melhor, a falta dela. Sim, ele jogou com forma. Sim, ele quebrou regras e criou novas. Mas não era para ser fofo ou exagerado ou confundir para fingir profundidade. Em vez disso, Edward Estlin Cummings, autor de quase 3.000 poemas (e alguns livros e peças) realmente odiava ficar atolado na ordem das coisas. Sua abordagem de forma livre à sintaxe e à gramática não era o ponto, mas sim uma remoção de barreiras ao ponto, que era o que as palavras diziam e faziam o leitor pensar e sentir.

O Neruda Essencial - Pablo Neruda

Embora este volume de 2004 tenha sido publicado no centésimo aniversário do nascimento do poeta chileno Pablo Neruda, a escrita não parece velha e suja. Pelo contrário, o trabalho do vencedor do Prêmio Nobel está cheio de mágoa que não conhece idade, e isso em termos de história e dos anos de um ser humano. Seus poemas costumam ser repletos de uma tristeza na qual podemos encontrar uma companheira para ajudar em nosso próprio luto: “Em noites como esta, eu a segurei em meus braços. | Eu a beijei tantas vezes sob o céu infinito... Minha alma não está em paz por tê-la perdido.” E assim por diante.

Os Poemas Reunidos - Sylvia Plath

A poesia de Sylvia Plath é uma espécie de ponte entre o clássico e o moderno. Sua dicção às vezes é quase do século 19, enquanto seu significado estava frequentemente à frente de seu tempo, o tempo terminou com o suicídio no início de 1963, quando ela tinha apenas 30 anos. Esta coleção vencedora do Prêmio Pulitzer é um presente para as idades de um poeta eterno cuja curta vida foi uma miséria, mas que pode enriquecer a nossa e certamente ainda o fará para as gerações futuras.

A Poesia Completa – Maya Angelou

Quando você pensa em Maya Angelou, provavelmente pensa nela como uma romancista. (Ou melhor, faça aquela voz vencedora de vários prêmios de romancista de uma geração.) Você não está errado, a menos que o faça à custa de ler sua poesia. Sua poesia conseguia ser frequentemente poupada em termos de contagem de palavras, mas rica em significado. Leia o poema de 66 palavras “In a Time” e você verá exatamente o que isso significa. E você se verá dentro desse poema (e muitos mais) várias vezes, apesar de ser um verso de 12 versos.

O Ginsberg Essencial - Allen Ginsberg

Allen Ginsberg foi um artista completamente moderno, pois usou seu status de figura pública reconhecida para promover causas que vão desde a revolução sexual aos direitos humanos, à liberdade religiosa (ou liberdade de religião) e além. Mas pensar nele primeiro como um ativista e depois como um poeta é retroceder: em primeiro lugar, o homem franco era um incrível escritor de poesia e, em uma época em que a poesia atraía mais influência do que hoje em dia, não menos.

The Penguin Anthology of Twentieth-Century American Poetry

Às vezes você quer ouvir um álbum direto, especialmente se for “The Wall” ou “In the Airplane Over the Sea”. Outras vezes, você quer uma mixtape. Ou lista de reprodução, isso é. Esta “lista de reprodução” de excelente poesia americana dos anos 1900 tem Frost, Stein, Merwin e muito mais, e se você quiser uma grande noção da grande escrita daquele século histórico, adicione esta à mistura.

Onde termina a calçada - Shel Silverstein

Para que conste, este é um livro de poemas para crianças. Se você tem filhos, deveria ter este livro em casa. Se você não tem filhos, não deveria. É simples assim. Sim, alguns dos poemas são estranhos, um pouco horríveis, um pouco datados, até, mas tudo bem: assim como você pode curtir Eliot, cummings e Whitman, seus filhos podem (e devem) curtir Silverstein, assim como os filhos deles. e seus filhos e filho também deveriam.

3 Seções – Vijay Seshdari

Nesta coleção vencedora do Prêmio Pulitzer de 2014, este poeta indiano-americano usa abordagens da própria linguagem, ora usando dísticos rimados, ora escrevendo quase em prosa. O conteúdo também varia, às vezes focado na história do imigrante, às vezes essencialmente americano. Sua poesia parece totalmente atual hoje, pois é. Muito provavelmente, na forma de um Eliot moderno, isso permanecerá verdadeiro por décadas. Ou mais.

Comentários

best-of,livros,mídia