Existem 101 coisas para amarrar no sertão. Talvez você esteja estabelecendo uma linha de cume para o seu lona de acampamento , ou precisa pendurar um saco de urso para evitar que seus lanches favoritos sejam roubados durante a noite. Seja qual for o motivo para precisar dar um nó, você precisa do nó certo para o trabalho. Claro, existem alguns nós “maravilhas de um golpe” que fazem vários trabalhos ao mesmo tempo, mas há uma razão para isso. marinheiros e montanhistas desenvolveram centenas de nós ao longo dos anos.
Conteúdo- Nó Quadrado (também conhecido como Nó de Recife)
- nó de bolina
- Nó de oito dígitos
- Engate de Cravo
- Nó de pescador duplo
- Nó Prusik
- Bônus: O No-Knot
Se você precisa de um nó em que possa confiar sua vida, um nó fácil de desatar depois de carregar uma carga ou um nó para conectar dois pedaços de corda juntos, aqui está nosso guia para seis nós essenciais para atividades ao ar livre.

Nó Quadrado (também conhecido como Nó de Recife)
O nó quadrado – também conhecido como nó de recife – é uma maneira simples de unir duas cordas de espessura igual. Devido à sua simplicidade, a maioria das pessoas aprende a dar um nó quadrado antes de qualquer outro nó — quando aprendemos a amarrar os sapatos. OK, então amarramos um laço, mas a base do nó é o quadrado não.
Infelizmente, o nó quadrado não é confiável. É um nó seguro quando colocado contra uma superfície, mas é conhecido por ser desamarrado. Isso é mais comum quando você está usando uma corda com bainha moderna. Por isso, o nó quadrado é usado em situações em que não há grandes consequências para o seu nó ser desamarrado. Pode ser apenas um pouco irritante. Você pode usar um nó quadrado para amarrar um feixe de lenha ou amarrar uma bandagem.

nó de bolina
O rei dos nós. O boliche é um favorito firme quando se trata de criar um laço no final de sua corda, especialmente se você precisar transportar uma carga pesada. A razão para isso é simples - não importa o quanto você carregue um nó de bolina, você sempre pode desamarrá-lo. Se você fosse um escoteiro, provavelmente aprendeu a dar um nó de bolina com muita conversa sobre um coelho saindo de um buraco e em volta de uma árvore.
Uma bolina também pode ser amarrada com uma mão, para que você possa segurar sua carga com uma mão e dar o nó com a outra. O nó bolina tem usos infinitos, desde pendurar uma bolsa de urso até ancorar seu barraca de acampamento guiar cordas para uma árvore.

Nó de oito dígitos
O nó de dois dígitos oito é quase unanimemente considerado o melhor nó para escalada. À medida que você carrega o nó em oito, ele se aperta sobre si mesmo e não há risco de desamarrá-lo — desde que você dê um nó batente. O nó em forma de oito pode ser difícil de desatar depois de muito carregado, por isso geralmente só é preferido quando você precisa ter 100% de certeza de que seu nó não será desfeito.
Quando você aprender a dar um nó em oito, recomendamos aprender a amarrá-lo na mordida - um duplo simples - e um oito refeito, que permite amarrar o nó em torno de um objeto. Os nós em forma de oito são usados principalmente por alpinistas, mas podem ser usados para criar laços na ponta da corda, onde um bolina não será suficiente.

Engate de Cravo
O engate de cravo é uma amarração simples, fácil de amarrar e pode ser ajustada rapidamente sem ser desamarrada. É amplamente considerado um dos nós mais importantes e é frequentemente usado como parte de um sistema de ancoragem. Você pode amarrar um engate de cravo em torno de um objeto ou como um nó autônomo que pode ser cortado com um mosquetão. Sugerimos que você aprimore os dois métodos quando aprender a amarrar um nó de cravo para ter mais versatilidade.
Como é facilmente ajustado, o engate de cravo é frequentemente usado para alongar e encurtar as posições de ancoragem para amarração. Uma palavra de cautela aqui - o engate de cravo pode deslizar e seu uso é questionável em torno de qualquer coisa que não seja um objeto redondo, portanto, sempre faça backup do engate de cravo. Essa capacidade de ajuste torna o engate de cravo útil como parte de um sistema para pendurar uma rede também.

Nó de pescador duplo
Quando não se pode confiar no nó quadrado, o nó duplo do pescador é uma maneira segura de unir duas pontas de corda. Se você passou algum tempo escalando, reconhecerá o nó de pescador duplo como dois nós de parada consecutivos. Como tudo que parece tão simples, esse nó pode dar errado e os resultados podem ser catastróficos. Recomendamos muita prática depois de aprender a amarrar um nó de pescador duplo.
Além de ser comumente usado como um nó de parada para outros nós - como o oito - o nó do pescador duplo é usado para criar um pequeno laço para o seu prusik de bloqueio ou qualquer situação em que você precise de um nó seguro e discreto.

Nó Prusik
O nó prusik é uma forma de prender um laço fixo a uma linha esticada. Ao enrolar uma corda de diâmetro menor em torno de uma linha mais grossa, você cria um sistema que permite mover o laço quando o prusik não está sob tensão, mas que prende a corda com força quando colocado sob tensão.
O loop prusik é popular entre os alpinistas como uma “mão” de apoio ao fazer rapel ou como um nó de bloqueio para subir uma corda. O prusik também é uma maneira útil de anexar um lona de acampamento a uma linha de cumeeira fixa.

Bônus: O No-Knot
Quando um nó não é um nó?
Nosso nó de bônus é, bem, confunde a linha. Se um nó é apenas uma maneira de usar o atrito para prender uma corda, por que não usar apenas esse atrito? Se você enrolar uma corda em torno de um objeto – uma árvore ou poste – três vezes e puxar a ponta com força, o atrito por si só tende a segurá-lo com segurança.
Não recomendamos confiar sua vida a esse “nó”, mas é uma ótima opção improvisada se você precisar prender rapidamente uma corda ou se estiver levantando e abaixando regularmente um objeto como uma sacola de urso, embora obviamente não da noite para o dia. Esse nó depende do atrito e funcionará melhor com uma corda mais grossa e árvores ou postes mais ásperos para enrolá-lo.