Melhor dieta para gota: o que comer e o que evitar

Ter uma dieta rica em vegetais, proteínas de alta qualidade e gorduras boas é o melhor ponto de partida para uma boa saúde. Beber bastante água e ocasionalmente suco de frutas ou vegetais também pode aumentar seu bem-estar.





Tal dietas balanceadas ajudar a evitar que doenças como o câncer se instalem. No entanto, é fácil ceder à tentação e exagerar em alimentos e bebidas não saudáveis ​​no mundo carregado de junk food de hoje.

Conteúdo

Muitos dos tipos errados de alimentos e grandes quantidades de álcool podem impedir nosso corpo de combater doenças, e também podem ajudar no desenvolvimento de certas condições de saúde desfavoráveis. Outras doenças menos conhecidas, como a gota, também podem ser problemas relacionados a alimentos e bebidas e uma simples mudança na dieta é uma possibilidade de aliviar os sintomas.

  carne vermelha

O que é Gota?

A gota é uma forma de artrite inflamatória que atinge principalmente as articulações dos dedões dos pés. A condição pode ser extremamente dolorosa e piorar se não for tratada. Embora não haja uma cura para a gota, os sintomas podem ser tratados com medicamentos. Além disso, se for uma causa relacionada à dieta, mudanças no que você come podem aliviar a inflamação e, eventualmente, aliviar todos os sintomas ao longo do tempo.

A gota é causada por uma condição conhecida como hiperuricemia, e isso envolve muito ácido úrico no corpo. Uma alta concentração de ácido úrico pode formar cristais que se depositam em certas articulações. O ácido úrico é produzido quando o corpo humano decompõe as purinas, que estão em certos alimentos, como carne vermelha, atum, sardinha, anchova, mexilhão e alimentos ricos em frutose.

Beber grandes volumes de álcool também coloca os indivíduos em maior risco de desenvolver gota. Outros fatores de risco incluem ser obeso , diabetes, hipertensão, resistência à insulina, insuficiência cardíaca e insuficiência renal.

Você pode prevenir a gota?

Se a gota não for causada por uma condição de saúde significativa, como insuficiência cardíaca, certas mudanças no estilo de vida podem ajudar a prevenir a ocorrência ou recorrência da gota se você já sofreu essa condição inflamatória dolorosa.

Equilibrar sua dieta é um ponto de partida importante na prevenção da gota, e isso significa limitar os alimentos ricos em purinas, como carne vermelha e certos frutos do mar. Cortar a ingestão de álcool também é outro passo na direção certa.

Perder peso ao se manter ativo pode ajudar a aumentar os efeitos de uma dieta saudável e de baixa caloria. Ambos podem ajudar a prevenir diabetes tipo 2, derrames e até doenças cardíacas. Exercícios de baixo impacto são melhores para quem tem problemas nas articulações, então pense em nadar, caminhar e ciclismo .

Que alimentos comer quando você tem gota

  Pilhas de nozes mistas

1. Nozes

As nozes são em sua maioria saudáveis ​​e muitas são uma boa fonte de gorduras monoinsaturadas. Eles também são ricos em vitaminas, como a vitamina E, e minerais, como fósforo e selênio.

2. Brócolis

O brócolis é um alimento com baixo teor de purina, repleto de nutrientes. Contém grandes quantidades de vitamina C, um antioxidante que pode ajudar a reduzir os níveis de ácido úrico no corpo e aumentar o sistema imunológico .

3. Cerejas

As cerejas também são ricas em vitamina C, o que é benéfico para todos e especialmente para quem sofre de gota. Eles também são cheios de antioxidantes como antocianinas. As cerejas pretas são consideradas as melhores para aliviar a gota.

4. Lentilhas

Se você reduzir a ingestão de carne vermelha e frutos do mar por causa da gota, as lentilhas são uma boa fonte de proteína substituta. Além disso, eles contêm fibras e potássio e podem reduzir a pressão alta, que é outro fator de risco para gota.

5. Abacates

Abacates contêm gorduras saudáveis, antioxidantes e vitamina E, um anti-inflamatório natural. Isso pode ajudar a reduzir a dor e o inchaço nas articulações afetadas pela gota.

Quais alimentos evitar quando você tem gota

1. Carne Vermelha

Embora a carne vermelha seja uma boa fonte de proteína e ferro, comê-la em excesso pode causar gota em indivíduos propensos, e isso ocorre porque ela é rica em purinas.

  mexilhões e cerveja

2. Frutos do mar

Peixes e outros frutos do mar são geralmente saudáveis ​​e ricos em gorduras ômega-3, que são benéficas para a saúde do coração. O problema é que comer grandes quantidades de frutos do mar, como mariscos e mexilhões, aumenta os níveis de purina no corpo.

3. Órgãos

Órgãos, como o fígado, podem ser uma boa fonte de vitaminas e proteínas saudáveis ​​e de alta qualidade. No entanto, eles devem ser evitados por quem tem gota, pois comê-los pode piorar os sintomas da gota e retardar a recuperação.

4. Alimentos ricos em frutose

Alimentos com alto teor de frutose, como sorvete, são bons como uma guloseima ocasional, mas se consumidos regularmente, eles contribuem para o ganho de peso e também aumentam os níveis de gordura corporal. Esses alimentos também aumentam o ácido úrico, o que é uma má notícia para quem sofre de gota.

  copos de cerveja

5. Álcool

Beber muito álcool, seja cerveja ou vinho, pode agravar a inflamação nas articulações causada pela gota. Portanto, é melhor ficar sem álcool enquanto sofre dessa condição.

Conclusão

Pode-se argumentar que a gota é um sintoma de excesso de ingestão de certos alimentos, mas nem toda gota é um problema relacionado à dieta. A maneira mais fácil de tratar a gota é não fornecer mais combustível para o fogo. Isso significa que quem sofre de gota deve evitar alimentos que iniciam o ciclo do ácido úrico purínico.

Esta é a maneira mais simples de tratar a gota não complicada naturalmente. No entanto, analgésicos convencionais e anti-inflamatórios devem ser usados ​​se a dor for insuportável.

Prevenir é melhor do que remediar, e comer uma dieta saudável e balanceada pode impedir que os níveis de ácido úrico se acumulem no corpo e indo vegano por um tempo também pode ajudar. Além disso, o exercício ajuda a fitness e controle de peso, o que também pode prevenir o desenvolvimento de outras doenças ao longo do tempo.

Comentários

dieta,saúde,nutrição,premium