O papel de Dana White no UFC: sua aposta, revelada

Dana White é um nome sinônimo de UFC, mas ele é o dono? Bem, em uma palavra, não. Ele é o atual presidente e também acionista do UFC, mas não é tecnicamente o dono da organização MMA.

Na época em que Dana White era gerente de Tito Ortiz e Chuck Liddell, ele conheceu Bob Meyrowitz, o proprietário do Semaphore Entertainment Group, empresa controladora do UFC, e ouviu que Meyrowitz estava procurando vender a organização. White entrou em contato com seu amigo de infância Lorenzo Fertitta, co-fundador da Station Casinos, sugerindo que ele adquirisse a empresa. Isso levou Lorenzo e seu irmão mais velho, Frank, a comprar o UFC por US$ 2 milhões em 2001, instalando Dana White como presidente da empresa.

Conteúdo Relacionado





Naquela época, o UFC era basicamente uma marca e um octógono antigo, segundo White, com a empresa despojada para evitar a falência. Também tinha uma reputação bastante ruim, com a Comissão Atlética sem entusiasmo em considerá-lo um esporte legítimo. Com o tempo, White transformou o negócio no nome de enorme sucesso que todos conhecemos e amamos, legitimando-o ao introduzir um conjunto de regras padronizadas e conseguindo colocá-lo na TV por meio de um reality show. O ultimo lutador , que seguiu aspirantes a lutadores. Ele possuía 9% da empresa a tempo de ser vendida a um consórcio de investidores liderado pela WME-IMG por pouco mais de US$ 4 bilhões em 2016.

Desde essa venda, Dana White continuou a ser presidente do UFC e tem um patrimônio líquido de cerca de US $ 500 milhões em 2019. Portanto, embora ele possa não ser o dono do UFC, ele tem um grande papel em seu sucesso. Ele mudou sua sorte concentrando-se na publicidade, no retorno ao pay-per-view a cabo e também nas vendas de vídeos caseiros e DVDs para tornar o esporte muito mais acessível para aqueles que não podem comparecer pessoalmente.

O UFC 40 foi o ponto de virada da empresa com uma multidão quase esgotada que foi o começo do UFC se tornando lucrativo mais uma vez. A partir de então, o UFC cresceu em popularidade mais uma vez e tornou-se cada vez mais legal entre os fãs de esportes.

Leitura recomendada

No momento de sua aquisição, White anunciou que recebeu uma nova participação no negócio de seus novos proprietários, embora esse número não tenha sido anunciado.

Em 2019, ele também assinou um novo contrato de sete anos para permanecer como presidente do UFC até 2026. No momento, não se sabe quais são seus planos futuros após esta data. O que sabemos é que Dana White revolucionou o UFC no esporte que conhecemos hoje, provando ser bem diferente do que era antes de persuadir os irmãos Fertitta a comprá-lo em 2001.

Comentários

explicador,j-test,premium,esportes,ufc