A gordura saturada é uma gordura sólida quando em temperatura ambiente. Isso acontece porque todas as moléculas de carbono estão conectadas por ligações duplas. A manteiga é um exemplo de um dos alimentos ricos em gordura saturada. Por outro lado, o azeite contém gorduras insaturadas, e é por isso que é líquido à temperatura ambiente e não sólido.
Conteúdo- Carne vermelha
- Cachorros Quentes e Salsichas
- Biscoitos
- Leite integral, creme e laticínios integrais
- Queijo
- Manteiga
- Coco e óleo de coco
- Carnes processadas
- Doces, Donuts e Tortas
As dietas ricas em gordura saturada têm sido associadas ao aumento dos níveis de colesterol LDL “ruim” e ao aumento do risco de doenças cardíacas, doenças cardiovasculares e certas condições inflamatórias. No entanto, também há evidências mais recentes que podem desmascarar esse pensamento, pois alguns estudos mostram que certas gorduras saturadas, como as encontradas no coco, podem realmente reduzir o colesterol níveis e reduzir o risco de doença cardiovascular.

A maioria dos nutricionistas e nutricionistas sugere limitar a ingestão de gorduras saturadas processadas - como as de cachorro-quente, rosquinhas ou maionese - a não mais de 10% de sua ingestão calórica diária ou um valor diário de 20 gramas. Em vez disso, concentre-se em alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, como os ácidos graxos ômega-3 anti-inflamatórios. Não tem certeza de que tipo de gordura está em seus alimentos favoritos? Continue lendo para obter uma lista de alimentos ricos em gorduras saturadas e veja se você pode substituir alguns deles por opções mais saudáveis.
Carne vermelha

A carne vermelha, como carne bovina, cordeiro e vitela, pode ser bastante rica em gordura saturada, dependendo do corte. Por exemplo, três onças de costela bovina tem cerca de 15,1 gramas de gordura saturada ou 76% do valor diário, e uma costeleta de porco com gordura fornece cerca de 46% do valor diário.
Embora essas carnes possam ser suculentas e ricas, normalmente é melhor optar por um corte mais magro para economizar calorias e reduzir o teor de gordura saturada. Isso não quer dizer que a carne vermelha deva ser totalmente evitada, pois ainda oferece muitos nutrientes essenciais, incluindo proteínas, ferro , e biotina , que são vitais para o seu cabelo, nervos e pele.
Cachorros Quentes e Salsichas

Cachorros-quentes, salsichas e produtos de carne de porco, como bacon, são bastante ricos em gordura saturada. Eles também tendem a conter quantidades excessivas de sódio, o que pode aumentar sua pressão arterial . Considere bacon de peru, salsichas de peru ou opções veganas feitas com soja, pois essas opções têm menos gordura e podem fornecer nutrientes adicionais.
Biscoitos

Dependendo dos ingredientes específicos usados, os biscoitos processados e embalados podem ser ricos em gorduras trans e gorduras saturadas. Biscoitos feitos com muita manteiga ou gordura ou que contenham recheios à base de creme terão mais gordura.
Leite integral, creme e laticínios integrais

Os produtos lácteos integrais contêm algumas das maiores quantidades de gordura saturada. O chantilly, por exemplo, lidera as paradas com impressionantes 23,2 gramas de gordura saturada por xícara, o que é mais do que um dia em termos do valor diário recomendado. Creme, sorvete e meio a meio também são ricos em gordura saturada, pois contêm mais gordura que o leite. O leite integral contém 9,1 gramas (46% do valor diário) por xícara, enquanto o leite de 2% cai para 31% do VD.
Dito isto, os produtos lácteos são uma boa fonte de cálcio e vitamina D para ossos e dentes fortes. Iogurte integral também contém uma boa quantidade de gordura saturada (cerca de 25% DV por xícara), mas contém probióticos também.
Queijo

O queijo pode ser bastante rico em gordura saturada, dependendo da variedade. Por exemplo, uma porção de 1/2 xícara de ricota tem oito gramas, o que representa 40% do valor diário. Queijo de cabra, Colby e cheddar também são ricos em gordura saturada. O queijo pode fornecer nutrientes saudáveis, no entanto. Por exemplo, o queijo parmesão é bastante rico em cálcio e os laticínios geralmente podem suportar sono reparador pois são ricos em melatonina e triptofano.
Manteiga

A manteiga é embalada com gordura saturada, e é por isso que é sólida à temperatura ambiente. Cada colher de sopa tem 7,2 gramas (36% DV). Considere gorduras alternativas como azeite ou óleo de abacate, ambos notavelmente presentes no coração saudável dieta mediterrânea . A banha é especialmente rica em gordura saturada e deve ser evitada, se possível. Molhos e condimentos também podem conter altos níveis de gordura saturada. Por exemplo, maionese e molhos cremosos e molhos para salada tendem a ser mais ricos em gordura saturada do que molhos à base de óleo.
Coco e óleo de coco

Coco, óleo de coco e outros produtos alimentícios à base de coco são raras exceções nesta lista de alimentos ricos em gordura saturada que geralmente são considerado
ser insalubre. Uma onça de coco seco contém 16,2 gramas de gordura saturada (81% do valor diário), enquanto uma xícara de leite de coco contém 214% do valor diário. Embora o coco seja rico em gordura saturada (na verdade, o óleo de coco é 92% de gordura saturada), essas gorduras podem ser benéficas para o corpo.
Por exemplo, o coco é bastante rico em ácido láurico, um triglicerídeo de cadeia média que pode aumentar os níveis de colesterol HDL (“bom”) e pode ajudar a aumentar o metabolismo da gordura em seu corpo. Óleo de côco também exibe propriedades antimicrobianas e antibacterianas, pode ajudar a nutrir o cabelo e a pele e contém minerais essenciais. Portanto, não deixe que o teor de gordura saturada do coco o impeça de incorporá-lo à sua dieta.
Carnes processadas

Carnes processadas como calabresa, salame e linguiça e presunto curados geralmente são embalados com gordura saturada, colesterol e sódio. O pepperoni geralmente tem mais de 15 gramas de gordura saturada em apenas sete centímetros, e o salame não fica muito atrás. Novamente, com essas carnes, é ideal considerar as opções mais magras disponíveis ou mudar para uma versão de peru ou vegana, de soja.
Doces, Donuts e Tortas

Produtos de panificação como tortas, croissants, doces, bolos e rosquinhas tendem a ser ricos em gordura saturada porque geralmente são feitos com manteiga, gordura vegetal e/ou banha. Produtos de panificação embalados, como muffins e bolos, também podem conter quantidades significativas de gordura trans, que é ainda mais conclusivamente ligada a estados adversos de saúde e doenças do que a gordura saturada.
A boa notícia é que você não precisa negar totalmente sua vontade de comer doces para atingir seus objetivos de saúde e bem-estar. Você pode desfrutar de frutas como bagas, romãs, kiwi e frutas cítricas para uma dose poderosa de vitamina C de suporte imunológico e antioxidantes. O chocolate amargo é rico em minerais como o ferro e contém antioxidantes conhecidos por diminuir a inflamação e o risco de várias doenças crônicas. Você também pode experimentar variações mais saudáveis em suas sobremesas favoritas, mas aproveite o poder nutritivo dos superalimentos e faça substituições saudáveis.