Tudo o que um iniciante precisa saber sobre a dieta Whole30

A Dieta Whole30 é uma das muitas dietas diferentes por aí e, de fato, são tantos que pode ser difícil saber qual é o ideal para você. Muitas dessas dietas de “solução rápida” podem causar mais danos do que benefícios, pois colocam você no espremedor para obter os resultados desejados, mas acabam ganhando todo o peso de volta não muito depois. Encontrar uma forma de alimentação que funcione para você a longo prazo é fundamental para manter sua saúde de forma sustentável.

Conteúdo

Dito isso, há certas circunstâncias nas quais seguir a dieta Whole30 por um período deliberadamente curto pode ser benéfico. Por exemplo, se você está enfrentando problemas digestivos rotineiramente depois de comer, sem causa conhecida, tentar uma dieta de eliminação e registrar seus sintomas e reações ao reintroduzir alimentos pode elucidar suas possíveis sensibilidades alimentares. Depois que os possíveis culpados são identificados, você pode retomar uma dieta mais liberal e diversificada, apenas com a exclusão dos alimentos desencadeantes. Da mesma forma, alguns caras podem achar que uma dieta totalmente limpa e de curto prazo pode ajudá-los a redefinir seu cérebro e apetite para serem mais aguçados com hábitos alimentares mais saudáveis depois de férias prolongadas marcadas por uma alimentação indulgente ou semanas desfrutando de alimentos ricos.

  Legumes variados vendidos em um mercado.

A Dieta Whole30 é projetada exatamente para esses tipos de cenários. Embora altamente restritiva e, portanto, não seja uma dieta fácil de implementar e manter, os resultados podem ser bastante transformadores para aqueles que são capazes de aderir diligentemente ao programa de dieta durante toda a duração de 30 dias. Felizmente, 30 dias vêm e vão rapidamente e, se você estiver sentindo sintomas de sensibilidade alimentar, a Dieta Whole30 pode ser a redefinição alimentar de que você precisa para começar a se sentir melhor e fazendo progresso em direção aos seus objetivos de saúde . No entanto, também pode ser um plano alimentar controverso, e há muitos nutricionistas e nutricionistas registrados que discordam de algumas das “regras” e exclusões estabelecidas pela dieta, por isso merece uma consideração cuidadosa de ambos os lados antes de você pular. .





Curioso para saber se você está pronto para o desafio e precisa reiniciar seus hábitos alimentares e saúde digestiva, ou se você cai mais no campo de que a dieta Whole30 é uma dieta da moda com pouco mérito? Continue lendo para aprender todas as informações necessárias sobre a Dieta Whole30.

O que é a dieta Whole30?

  Uma tomada aérea de frutas, legumes, carne não processada, nozes e sementes com"Whole 30 diet" written on a small blackboard.

Criada em 2009 pelo casal e nutricionistas esportivos Melissa Urban e Dallas Hartwig, a Dieta Whole30 é um programa de redefinição alimentar de 30 dias projetado para ajudar as pessoas a identificar sensibilidades alimentares e gatilhos de inflamação , desejos, baixa energia, desequilíbrios hormonais e disfunção digestiva. Os adeptos da dieta Whole30 são convidados a aderir totalmente durante os 30 dias inteiros, cumprindo todas as regras explicitamente declaradas sem deslizes. Se uma regra for quebrada, o dieter deve reiniciar sua contagem desde o primeiro dia.

A Dieta Whole30 concentra-se em consumir alimentos integrais e não processados, o que certamente é um princípio alimentar saudável. No entanto, como a lista de regras é extensa, a dieta real é altamente restritiva. O objetivo principal da dieta é remover os alimentos desencadeantes, e isso inclui muitos dos principais grupos de alimentos, como laticínios e grãos. Após os 30 dias, os alimentos que você sente falta de comer podem ser reintroduzidos lentamente, um de cada vez, enquanto espera-se que você observe quaisquer reações adversas. Se a comida desencadear desejos, inflamação, inchaço, baixa energia, distúrbios do sono, etc., você deve eliminá-la permanentemente de sua dieta.

Ao contrário da maioria das outras dietas populares, a Dieta Whole30 realmente proíbe a pesagem, exceto no primeiro e no trigésimo dia do programa. Dieters também são solicitados a não rastrear calorias, mas, em vez disso, se concentrar em comer até a saciedade.





Quais alimentos você pode comer na dieta Whole30?

  Uma foto aérea de salmão na tábua, abacate, azeite extra virgem, nozes e tigela de sementes em uma mesa.

A dieta Whole30 permite certos alimentos integrais, naturais e não processados. Embora a dieta tenha uma lista muito específica de exclusões, não há estipulações sobre quantas porções lhe são atribuídas ou com que frequência você pode consumi-las entre os alimentos que pode comer. A pessoa individual pode fazer suas próprias escolhas de refeição, desde que coma apenas alimentos aprovados pelo Whole30. Os seguintes alimentos são permitidos na Dieta Whole30:

  • Carne : Todas as carnes reais são permitidas, mas carnes processadas e curadas não são
  • Aves : Todas as aves são permitidas desde que não contenham aditivos
  • Nozes e sementes : Todos, exceto amendoim e derivados de amendoim, pois o amendoim é uma leguminosa
  • Fruta : Frutas frescas e enlatadas são permitidas, mas produtos de frutas com açúcares adicionados não são
  • Gorduras Saudáveis : exemplos incluem abacate, azeite e ghee
  • Frutos do mar
  • Peixe
  • Ovos
  • Vegetais
  • especiarias
  • Ervas

Quais alimentos você deve evitar na dieta Whole30?

  Leite, iogurte, manteiga, queijos e ovos na mesa de madeira rústica.

A lista de alimentos que você precisa evitar na Dieta Whole30 é bastante extensa. Aqui estão os destaques:

  • Todos os grãos, mesmo os integrais.
  • Todos os laticínios, incluindo queijo, iogurte, leite, sorvete, creme azedo e manteiga, entre outros
  • Toda soja, incluindo lecitina de soja, tofu, leite de soja e óleo de soja
  • Todas as leguminosas, que incluem manteiga de amendoim, nozes, feijões, ervilhas, lentilhas, grão de bico, homus e óleo de amendoim
  • Todos os açúcares, mesmo os naturais, como mel, xarope de bordo e agave
  • Todos os adoçantes artificiais como Splenda, xilitol ou estévia, mesmo em chiclete
  • Todo o álcool, mesmo se cozido fora
  • Todos os aditivos alimentares processados, como carragenina, sulfitos e MSG
  • Todas as guloseimas, mesmo que você asse, então prepare versões alternativas feitas apenas com ingredientes aprovados na Dieta Whole30

Quais são os benefícios da dieta Whole30?

  Homem dormindo profundamente em sua cama.

Não há estudos científicos até o momento examinando os benefícios da dieta Whole30, então todos os benefícios citados são meramente anedóticos. Dito isso, os criadores da Dieta Whole30 dizem que as pessoas que completam com sucesso o programa de dieta experimentam mudanças impressionantes e significativas em sua saúde, incluindo perda de peso, perda de gordura, dormir melhor , pele mais clara, mais energia, baixar a pressão arterial , menos desejos de comida e menos inchaço e gás. Como a Dieta Whole30 tem regras bastante específicas, ela também força as pessoas a serem mais conscientes e conscientes dos alimentos que ingerem, o que pode ser útil para além dos 30 dias. Por fim, muitas pessoas desfrutam da liberdade da balança e de poder se concentrar em como se sentem, e não em quanto pesam.

Por que a dieta Whole30 é controversa?

  Uma foto aérea de uma tigela de salada de frango grelhado em uma mesa.

Muitos nutricionistas e nutricionistas registrados têm problemas com aspectos da dieta Whole30 ou mesmo com a dieta como um todo. A principal reclamação é que, até o momento, não houve pesquisas realizadas sobre a dieta, portanto, não há evidências que demonstrem sua eficácia, benefícios à saúde e segurança, o que significa que tudo é baseado em evidências e conjecturas anedóticas. Além disso, a Dieta Whole30 remove certos alimentos e grupos de alimentos que muitos especialistas consideram nutritivos, incluindo grãos integrais e leguminosas.

Por fim, do ponto de vista comportamental, algumas pessoas questionam a vibração militante de culto induzida pelas regras, a necessidade de recomeçar se você não for perfeito e o extremo rigor da dieta. Tudo isso pode tornar muito difícil e impraticável para muitas pessoas que, de outra forma, seriam atendidas seguindo uma versão menos severa, mas acabam abandonando o barco devido às expectativas.

Exemplo de Plano de Refeições da Dieta Whole30

  Maçãs fatiadas e manteiga de amêndoa servidas no prato vermelho.

Curioso para saber como seria um dia comendo na Dieta Whole30? Abaixo, compartilhamos um exemplo de plano de refeições:

  • Receita de café da manhã : Dois ovos mexidos com pimentão verde e vermelho, cebola e cogumelos, acompanhados de batatas fritas cozidas em azeite
  • Lanche: Fatias de maçã com manteiga de amêndoa
  • Receita de Almoço : Wrap de alface com salada de frango feita com peito de frango, maionese caseira, aipo e cenoura
  • Lanche: Nozes mistas (sem amendoim) e uma laranja
  • Receita de jantar : Costeleta de porco com batata assada, salada e couve de Bruxelas
  • Lanche: Melada

Comentários

alergias,dietas,fitness,alimentos,saúde,saudável,alimentação saudável,informativo,nutrição