Ter uma queimadura de barbear pode ser desconfortável e pode tornar aparentemente impossível continuar a depilar sem agravar ainda mais a irritação da pele. Também é extremamente comum e pode ocorrer onde quer que você se barbeie, incluindo os mais áreas íntimas de paisagismo . Se você tiver, vai querer saber como se livrar da queimadura de barbear - stat. Felizmente, existem maneiras de evitar queimaduras de barbear, bem como maneiras de aliviar queimaduras de barbear se a sua pele já tiver a temida vermelhidão dolorosa, quente e com coceira característica da queimadura de barbear. Continue lendo para obter as melhores dicas para prevenir e tratar queimaduras de barbear para homens.
Conteúdo- O que é razor burn?
- Queimadura de navalha vs. solavancos de navalha
- O que causa queimadura de barbear?
- Como tratar queimaduras de barbear
- Quanto tempo dura a queima da navalha?
- Dicas para evitar queimaduras de barbear
- Produtos recomendados para evitar queimaduras de barbear
- Quando consultar um médico
- perguntas frequentes

O que é razor burn?
Queimadura de barbear refere-se a uma irritação da pele causada por barbear . Pode resultar em vermelhidão, sensibilidade, calor localizado, inchaço, coceira e pequenos inchaços vermelhos. Embora a queimadura de barbear no rosto não seja apenas irritante, mas óbvia, pode acontecer em qualquer lugar em que você se barbeie.

Queimadura de navalha vs. solavancos de navalha
A queimadura da navalha não é o mesmo que as protuberâncias vermelhas mais significativas, já que a última é tipicamente indicativa de pêlos encravados .
Esses pelos encravados geralmente ocorrem após arrancar ou depilar os pelos. O cabelo cresce nos ângulos errados, enrola para trás e começa a crescer na pele. Depois, os pelos encravados voltam, daí o nome “borbulhas”. Como queimaduras de barbear, esses solavancos podem ser irritantes, mas a chave é que o gatilho é diferente. Por esse motivo, é realmente incorreto usar “queimaduras de barbear” e “ressaltos de barbear” de forma intercambiável – um erro comum. Às vezes, borbulhas se assemelham a acne.

O que causa queimadura de barbear?
Não há necessariamente uma causa distinta de queimadura de barbear. Em vez disso, a irritação pode ocorrer devido a vários fatores durante o processo, como os seguintes:
- Usando uma navalha velha
- Raspar muito em uma determinada área
- Barbear contra o crescimento do seu cabelo
- Barbear sem um produto pré-barba (gel de barbear, creme, etc.) que contém um emoliente, que é um ingrediente hidratante
- Usar produtos de barbear que irritam a pele
- Barbear muito rápido e vigorosamente
Como tratar queimaduras de barbear
Livrar-se da queimadura de barbear é possível, embora você precise usar alguns produtos ou esperar temporariamente. A seguir estão dicas para ajudar a se livrar da queimadura de barbear:
Pare de se barbear
Embora você possa gostar mais do visual barbeado, os dermatologistas dizem que o tratamento natural mais eficaz para queimaduras de barbear é parar por alguns dias até que a queimadura desapareça. Isso dará à sua pele irritada a chance de se acalmar e cicatrizar.
T ry aloe vera
Você pode estar familiarizado com o uso de aloe vera para acalmar queimaduras solares , e como se vê, os mesmos princípios de cura se aplicam à queimadura de barbear. Cubra a área afetada com uma fina camada de aloe vera várias vezes ao dia. Você pode até resfriá-lo na geladeira primeiro para um impulso adicional de alívio.
Alternar com compressas quentes e frias
Uma compressa fria, como um pano macio, pode reduzir a inflamação e a vermelhidão da queimadura de barbear. Use uma compressa morna antes para soltar os pelos e abrir os poros.
Cura com óleo de coco
Uma fina camada de óleo de coco orgânico não processado pode acelerar a cicatrização de queimaduras de barbear. O óleo de coco é antimicrobiano, antifúngico, nutritivo e pode reduzir a inflamação.
Faça uma pasta de aveia
Se você teve catapora quando criança, é provável que tenha lembranças vagas de tomar banhos de aveia para aliviar a coceira. Aveia coloidal acalma, hidrata e limpa a pele , e pode ajudar a aliviar o desconforto da queimadura de barbear.
Use óleo de tea tree diluído
O óleo da árvore do chá é útil para tratar acne, infecções fúngicas e outras condições inflamatórias da pele. Também pode ser usado para se livrar da queimadura de barbear. Apenas certifique-se de diluir o óleo da árvore do chá em água ou, idealmente, em um óleo nutritivo como o óleo de amêndoa (1 gota por colher de chá de óleo de amêndoa), porque é muito adstringente e pode exacerbar a queimadura de barbear.
Hidratar com óleo de amêndoa
O óleo de amêndoa pode ajudar a tratar queimaduras de barbear e nutrir a pele seca e irritada. No entanto, se você tem pele naturalmente oleosa ou propensa a acne, este pode não ser o melhor tratamento para queimaduras de barbear para sua pele.
Faça uma máscara de abacate
Faça um purê suave de abacate maduro e aplique-o na área com uma lâmina de barbear para obter uma pomada natural e um alívio curativo. Os óleos e a vitamina E reduzirão a inflamação e a irritação.
Aplicar creme de hidrocortisona
O creme de hidrocortisona é uma das maneiras mais eficazes de se livrar da queimadura de barbear. É um esteróide tópico que reduz a inflamação, coceira e vermelhidão. No entanto, pode afinar a pele, por isso é melhor evitar o uso de hidrocortisona para tratar queimaduras de barbear a longo prazo.
Tratar áreas problemáticas
Se você tiver manchas particularmente graves de queimadura de barbear com inchaços vermelhos dolorosos , trate-os com um coquetel de hidrocortisona seguido de uma pomada de bacitracina de venda livre como Neosporin, que ajudará a matar qualquer bactéria. Por fim, aplique um gel de ácido salicílico (1-2% de força) na área para remover o excesso de óleo da protuberância.
Quanto tempo dura a queima da navalha?
Levará alguns dias para que a leve queimadura de navalha desapareça. Se você tiver protuberâncias mais graves, o tempo de cicatrização será estendido para uma semana ou mais, dependendo da gravidade. Não se depile sobre as protuberâncias da navalha e é melhor evitar até mesmo queimaduras leves, pois isso provavelmente exacerbará a irritação. As queimaduras causadas pela navalha que não cicatrizam sozinhas ou persistem cronicamente devem ser tratadas com seu dermatologista.

Dicas para evitar queimaduras de barbear
Como diz o velho ditado: “Um grama de prevenção vale um quilo de cura”. Prevenção de queimaduras de barbear irritantes irá salvá-lo do desconforto e dos inchaços vermelhos desagradáveis, por isso, se você está percebendo que está tendo queimaduras com frequência, é hora de examinar sua rotina. Aqui estão algumas dicas para evitar queimaduras de barbear:
- Depile-se após o banho para deixar a pele macia e os pelos mais soltos nos poros. Você pode até aplicar uma compressa morna nos últimos cinco minutos do banho para abrir ainda mais os poros e suavizar a pele.
- Raspe na direção do cabelo e tente não passar várias vezes na mesma área.
- Enxágue a lâmina de barbear com frequência enquanto faz a barba.
- Barbeie-se com menos frequência.
- Certifique-se de que os produtos de barbear que você está usando não contenham ingredientes aos quais você seja sensível.
- Use uma navalha afiada. Substitua as lâminas de barbear assim que começarem a ficar cegas. Alguns dermatologistas também sugerem mudar para um barbeador elétrico se você está tendo queimaduras crônicas.
- Limpe a pele com um limpador esfoliante que contém ácido glicólico, como o Limpador Facial Glicólico Jack Black Deep Dive, antes de fazer a barba para evitar pelos encravados e poros entupidos.
- Sempre use um gel de barbear lubrificante ou óleo de barbear ao fazer a barba e um hidratante logo após.
Produtos recomendados para evitar queimaduras de barbear
Limpador Facial Glicólico Jack Black Deep Dive

Barbeador elétrico Panasonic ARC5 para homens com limpeza automática premium e estação de carregamento

Bálsamo pós-barba Nivea Men Sensitive

MARLOWE. No. 201 Kit facial masculino para uso diário

Quando consultar um médico
A queimadura de navalha geralmente é dolorosa, mas inofensiva. Dito isto, se você notar sinais de infecção ou se ela não desaparecer dentro de alguns dias a cerca de uma semana, vale a pena ligar para o seu médico. Se sua queimadura de barbear estiver infectada, você pode ter vergões ou pústulas. Seu médico pode prescrever um antibiótico oral para tratar a infecção.
perguntas frequentes
Como se livrar do razor burn rapidamente?
Acelere a cura deixando de lado até que a queimadura da navalha desapareça. Aloe vera, óleo de coco e compressas quentes e frias alternadas são remédios caseiros que podem fornecer alívio mais rápido para queimaduras de barbear. A queimadura de barbear geralmente desaparece em menos de uma semana, embora casos mais graves possam levar mais tempo.
As queimaduras de barbear desaparecem?
As queimaduras de navalha acabam curando depois de alguns dias, embora não seja incomum que queimaduras mais graves demorem um pouco mais - uma semana ou mais. Uma das melhores coisas que você pode fazer ao curar é evitar.
A vaselina ajuda a queimar a navalha?
Alguns suam com vaselina para limpar queimaduras de barbear. Vale a tentativa. Se você achar que a vaselina causa mais irritação, pare de usá-la para tratar queimaduras de barbear.