Aqui está como se livrar da caspa da barba de uma vez por todas

Você trabalhou muito para deixar a barba crescer – e ficar tão bem com ela – para deixar qualquer coisa atrapalhar por um longo tempo. Mas certos obstáculos, como a caspa na barba, podem conter seu entusiasmo.

A caspa na barba, para os não iniciados, é exatamente o que o nome indica: caspa na barba.

Como a caspa na cabeça, não é algo que você ou alguém usa com orgulho, e muitas vezes é difícil se livrar dela. Você certamente não está sozinho, pois muitos homens são forçados a lutar contra a Caspa Demoníaca.





Há esperança, no entanto, e queremos levá-lo à proverbial luz no fim do túnel com este guia prático repleto de dicas sobre como se livrar da caspa na barba.

Primeiro, vamos dar uma olhada no como e por que da barba. Afinal, nunca é demais saber o máximo possível sobre a fera que você está lutando.

Conteúdo
  • Caspa da barba: o que é e suas causas
  • Como se livrar da caspa da barba (um guia simples e ilustrado)
  • Decompondo: uma rotina de exemplo
  • Conclusão
  • Caspa da barba: o que é e suas causas



    Repetindo: a caspa na barba não é diferente da caspa na cabeça.

    As estimativas atuais dizem que metade da população masculina é afetada por caspa, barba ou outros. Tem até nome científico – dermatite seborreica – que faz com que pareça ainda mais feroz, pensando bem.

    Pequenos flocos brancos são o “sintoma” mais comum e reconhecível da barba, mas uma leve coceira na barba ou uma erupção cutânea que aparece inesperadamente são outros sinais.

    Existem duas causas principais de caspa na barba: infecções fúngicas e pele seca, que também são as principais causas da caspa na cabeça.

    As infecções por fungos são causadas por um micróbio chamado Malassezia globose, que se alimenta de óleos naturais da pele (sebo) e os decompõe em ácido oleico.

    E muitas pessoas são sensíveis ao ácido oleico, que provoca irritação que causa coceira, vermelhidão e leva as células da pele a se desprenderem e aparecerem como caspa.

    A pele seca geralmente é o resultado do uso de produtos de limpeza agressivos ou sabão comum para lavar a barba. Eles removem a oleosidade natural e deixam a pele seca e escamosa. Condições climáticas adversas – como frio extremo – também podem ressecar a pele.

    Há também algumas evidências que apontam para uma levedura chamada Pityrosporum ovale como tendo algo a ver com a caspa na barba. É um tipo de fermento que vive na pele e faz com que ela descasque.

    Agora que abordamos suas causas, vamos dar uma olhada em como acabar com a caspa na barba.

    Como se livrar da caspa da barba (um guia simples e ilustrado)

    1. Shampoo sua barba

    Limpe sua barba com um dos shampoos de barba de alta qualidadeUm dos passos fundamentais que você pode tomar para livrar sua barba da caspa é lavá-la com xampu.

    É a mesma abordagem que você usaria para se livrar da caspa na cabeça, mas háéuma diferença em quais produtos você usa.

    ou seja, o mesmo xampu que você usa na cabeça – incluindo um conhecido produto anticaspa, como Head & Shoulders – não é necessariamente bom para sua barba.

    Aqui está uma breve olhada nas diferenças entre xampu comum e xampu para barba (e por que você só deve lavar sua barba com um xampu feito especificamente para ela:

    • Shampoos e lavagens de barba não contêm os produtos químicos encontrados no shampoo comum; produtos químicos para se livrar de óleos que podem fazer o cabelo em sua cabeça parecer oleoso. Os óleos naturais produzidos pela sua pele são importantes para a saúde geral da sua barba. As glândulas sebáceas na raiz dos folículos capilares produzem o óleo que mantém a barba hidratada e bem nutrida. Os shampoos para barba, no entanto, limpam a barba sem remover os óleos necessários produzidos pela pele.
    • O shampoo regular é feito para limpar o cabelo, mas também para remover os óleos que fazem com que seu cabelo pareça – e sinta – oleoso.
    • Um shampoo de barba de qualidade não apenas limpa a barba, mas também lava as células mortas da pele que causam irritação, coceira e barba. Mas deixa os óleos para que sua barba pareça saudável, em vez de seca e propensa a pontas duplas.
    • Um ingrediente importante encontrado no shampoo para barba é o cetoconazol, que funciona para tratar a dermatite seborreica.

    Não há nada muito complicado em lavar a barba. Primeiro, molhe com água – no chuveiro, se quiser – e depois aplique uma pequena quantidade de xampu de barba na palma da mão.

    Uma das muitas coisas para gostar de um bom shampoo para barba é que você não precisa de uma tonelada para fazer uma boa espuma.

    Aplique o shampoo na pele e na barba com as pontas dos dedos.

    Desloque os pelos da barba em diferentes direções enquanto a esfrega e não tenha medo de esfregar vigorosamente.

    De fato, alguns especialistas dizem que aplicar um pouco de pressão extra no cabelo de uma barba mais nova promove o crescimento do folículo.

    Depois de aplicar o xampu na barba e na pele, enxágue com água morna. A temperatura da água é importante porque a água morna abre os poros da pele, enquanto a água quente resseca a pele.

    Quando terminar, seque a barba e a pele com uma toalha. O excesso de água pode irritar a pele se não secar completamente.

    E uma nota final: não é necessário lavar a barba todos os dias.

    Na verdade, muita lavagem pode remover os óleos naturais da sua pele que são uma grande parte da saúde geral da sua barba.

    Dito isto, lavar a barba duas ou três vezes por semana deve ser suficiente – mesmo que você seja um daqueles comedores cuja comida muitas vezes acaba na barba.

    Grande exemplo - Shampoo anticaspa Nizoral A-D

    Nizoral A-D Shampoo Anticaspa

    2. Condicione com óleo de barba

    como aplicar óleo de barba 2Seu kit de cuidados com a barba deve sempre conter óleo de barba, independentemente de a barba incomodar você ou não. O óleo de barba é seu amigo, caras, por vários motivos, entre eles o fato de reter a umidade na barba para mantê-la hidratada.

    O óleo de barba ajuda a evitar a coceira na barba e ajuda a manter a caspa afastada.

    É difícil dizer qual é o melhor tratamento para caspa de barba, mas o óleo de barba está no topo com o resto.

    E ter barba deixa a pele por baixo mais seca do que o normal porque os pelos retiram a umidade da superfície da pele, e o óleo adiciona umidade à pele enquanto condiciona o cabelo.

    Outra razão para amar o óleo de barba é que ele contém óleos essenciais e transportadores que ajudam a suavizar a pele e a barba.

    Os óleos transportadores transportam óleos essenciais para a pele enquanto fornecem as qualidades terapêuticas do óleo.

    Eles geralmente consistem em óleos vegetais prensados ​​a frio que vêm das porções gordurosas de uma planta.

    Entre os óleos transportadores comumente encontrados no óleo de barba estão o óleo de jojoba, óleo de coco, óleo de rícino, óleo de vitamina E e muitos outros.

    O óleo de coco, por exemplo, tem qualidades antibacterianas e antifúngicas. É um excelente hidratante e contém ácido láurico, que ajuda a diminuir a inflamação que pode levar à caspa da barba.

    O óleo da árvore do chá, outro óleo transportador, faz parte dos remédios naturais – e não apenas para o cuidado da barba – há muitos, muitos anos. Também é antifúngico enquanto acalma e cura a pele e o cabelo.

    Os óleos essenciais são os que dão às plantas o seu aroma característico e consistem em compostos mais voláteis do que os encontrados nos óleos transportadores. Embora eles não ofereçam benefícios de saúde semelhantes aos dos óleos transportadores, eles proporcionam o aroma único do óleo de barba.

    Você pode usar óleo de barba com frequência, talvez até todos os dias, embora deva tentar usá-lo pelo menos três vezes por semana. É melhor aplicar o óleo de barba após o banho e depois de secar a barba.

    Tudo bem se sua barba estiver levemente úmida quando você aplicar o óleo de barba, mas não aplique o óleo logo após sair do banho.

    Um pouco de óleo de barba vai longe: você só precisa de algumas gotas por aplicação.

    Se você tem pele sensível ou pele naturalmente oleosa, evite ingredientes que possam entupir os poros. Você também deve evitar qualquer óleo que contenha álcool.

    Se você tem uma barba longa, pode ser necessário usar uma escova ou pente de barba para garantir que o óleo seja distribuído uniformemente pelos folículos capilares.

    Grande exemplo - Óleo para barba Jack Black

    Óleo para barba Jack Black

    3. Use uma escova de barba

    comece a escovar a barba com o grãoEscovar a barba não apenas deixa a barba bonita. Ele também esfolia a pele embaixo da barba para ajudar a levantar os flocos de caspa indesejados para a superfície.

    Obviamente, você não quer parar por aí, mas deve lavar a barba no chuveiro para se livrar dos flocos indesejados (enquanto usa um shampoo de barba de qualidade, é claro).

    Mas uma escova – e não uma escova qualquer, mas uma escova de barba – faz muito mais do que apenas esfoliar a pele.

    • As escovas de barba promovem o crescimento do cabelo enquanto proíbem a perda de cabelo. As cerdas de uma escova de barba massageiam suavemente a pele enquanto aumentam o fluxo sanguíneo para os folículos pilosos.
    • Uma escova de barba permite distribuir uniformemente os óleos naturais produzidos pela sua pele. Por sua vez, isso ajuda a reparar barbas secas, com coceira e descamação.
    • Uma escova melhora a textura (e a aparência) da sua barba, soltando nós, emaranhados e excesso de cachos. Sua barba terá uma aparência mais completa e condicionada.
    • Você manterá sua barba mais limpa usando uma escova de barba, pois ajuda a remover a sujeira solta e outros detritos que podem se acumular na barba ao longo do dia.

    Um ponto que não podemos enfatizar o suficiente é que você precisa usar uma escova destinada à sua barba, não à sua cabeça.

    O cabelo em sua cabeça e sua barba são diferentes de várias maneiras, incluindo textura, quantidade de óleo, etc.

    A boa notícia é que você tem muitos pincéis de barba para escolher, incluindo aqueles com cerdas sintéticas e aqueles com cerdas naturais.

    Recomendamos fortemente o uso de uma escova com cerdas naturais – principalmente as de pelo de javali – porque espalham os óleos naturalmente e removem suavemente nós e emaranhados.

    Embora uma escova de barba por si só não elimine a caspa, é uma parte importante do processo quando se trata de como prevenir a caspa na barba.

    Grande exemplo - Escova de barba por ZilberHaar

    ZilberHaar cerdas de javali naturais firmes cerdas de porco e escova de barba de pêra

    • Mas e um pente de barba?

    Enquanto alguns homens podem se perguntar se podem usar um pente de barba em vez de uma escova, uma escova é mais útil quando se trata de lidar com a caspa. Os pentes de barba são excelentes para estilizar a barba e o bigode, enquanto uma escova dá uma aparência mais completa à barba.

    Além disso, as escovas costumam ser mais úteis durante os estágios iniciais do crescimento da barba.

    Os pentes de barba são úteis por vários motivos, incluindo o fato de ajudarem a prevenir pelos encravados, ajudar a manter a boca livre de pelos faciais, além de ajudar a distribuir o óleo de barba uniformemente.

    Grande exemplo - Pente de barba Baxter da Califórnia

    Pente de barba Baxter da Califórnia

    4. Use um bálsamo de barba

    massageie o bálsamo de barba em sua barbaO bálsamo de barba, assim como o óleo de barba, é um excelente aliado na luta contra a barba e você deve deixar espaço para ele no seu kit de barba. Além de combater a caspa da barba, também tem outros benefícios, aos quais falaremos em breve.

    O bálsamo de barba – mais uma vez, como o óleo de barba – é feito de ingredientes que se assemelham ao sebo natural da sua pele, proporcionando a hidratação necessária à sua pele. A hidratação, como você sabe, é essencial para lidar com a pele seca que leva à caspa na barba.

    Uma maneira de definir o bálsamo de barba é dizer que é um condicionador sem enxágue (ou seja, você não o enxagua após a aplicação) ideal para modelar sua barba – e para ajudá-lo a enfrentar a fera conhecida como barba.

    Existem muitos bálsamos de barba para escolher, mas quase todos incluem cera de abelha e manteiga de cacau em sua lista de ingredientes.

    A cera de abelha, que é secretada do abdômen de uma abelha operária, é o material que mantém uma colmeia unida – assim como a estrutura de uma casa. Em outras palavras, é um material forte e, quando usado em sua barba, manterá os cabelos soltos e seu estilo favorito no lugar sem problemas.

    Enquanto isso, a manteiga de cacau e outras manteigas, como manteiga de karité, que você encontrará no bálsamo de barba, não apenas melhoram a espalhabilidade do bálsamo de barba, mas também fornecem hidratação à pele e aos folículos capilares.

    Quando se trata de consistência e textura, o bálsamo para barba se assemelha ao protetor labial e vem em uma pasta lisa que é fácil de moldar na mão.

    O bálsamo de barba é particularmente eficaz em barbas mais longas. Afinal, quanto mais comprido e denso for o seu cabelo, mais você precisará da ajuda de um produto que mantém os fios soltos no lugar.

    No entanto, homens com comprimentos de barba variados podem usar bálsamo de barba, e o fato de reter a umidade o torna ótimo para combater a barba.

    Grande exemplo - Bálsamo de Barba Honesto Amish

    Condicionador leave-in Honest Amish Beard Balm

    5. Elimine o Estresse

    eliminar o estresseOK, então é um grande desafio eliminar todo o estresse em nossas vidas, mas reduzi-lo é importante por muitas razões, incluindo que os homens que estão estressados ​​​​com frequência sofrem de problemas como caspa.

    Certifique-se de dormir o suficiente também.

    A falta de sono pode levar ao estresse e, bem, você funcionará muito melhor quando estiver bem descansado.

    6. Use um limpador de ácido lático

    Homem lavando o rosto com sabonete facial de limpeza facial no banheiroO ácido lático soa como algo que você usaria para remover tinta, mas na verdade é um ácido natural derivado de frutas, leite, vegetais e outras plantas. Você o encontrará em uma variedade de produtos para a pele vendidos sem receita, como cremes antienvelhecimento, peelings químicos, etc.

    Como funciona?

    O limpador de ácido lático é um agente esfoliante que remove as células mortas da camada superior da pele.

    Novamente, parece duro, mas o ácido lático é mais suave e menos irritante que o ácido glicólico, outro ácido comumente encontrado em peelings químicos e outros produtos para a pele. O ácido lático também ajuda a hidratar a pele.

    Então, ensaboe sua barba com um limpador que contém ácido lático, enxágue-o e você pode descobrir que seus flocos de barba indesejados desapareceram há muito tempo.

    7. Remédios naturais para combater a barba

    bicarbonato de sódio no tampo da mesa de madeiraSe o uso de produtos químicos e outras soluções artificiais não é sua ideia de um tratamento de caspa de barba, então você pode tentar Remédios caseiros para caspa na barba . Vejamos algumas de suas opções:

    • Bicarbonato de sódio

    Bicarbonato de sódio é um daqueles produtos com aparentemente algumas centenas de usos, inclusive como agente de combate à caspa. Funciona como um esfoliante suave que ajuda a se livrar da pele morta.

    • Babosa

    Você encontrará aloe vera em uma variedade de produtos para barba, barbear e pele. É calmante, curativo e aliviará a coceira e a secura de uma barba escamosa. Também é embalado com vitaminas e minerais que são úteis para manter o tom natural da pele.

    • Limões

    Limões? Sim, limões. Os ácidos naturais encontrados nos limões aliviam a pele escamosa. Uma mistura de suco de limão, mel e uma pequena quantidade de água pode trazer muitos benefícios para sua barba.

    • Água

    Todos nós sabemos sobre a importância de beber água ao longo do dia. Beber vários copos de água por dia não apenas evita a desidratação, mas também ajuda a eliminar as toxinas que levam à caspa.

    • Aspirina

    A caspa na barba é um pé no saco (e uma dor de cabeça), mas não é por isso que incluímos aspirina nesta lista. Mas a aspirina contém ácido salicílico – um ingrediente importante em muitos xampus anticaspa.

    8. Dieta Saudável

    dieta da barbaComer bem não apenas ajuda a prevenir doenças nocivas e impede que sua cintura se expanda, mas afeta todo o corpo, incluindo a pele.

    Manter uma dieta saudável pode evitar o ressecamento da pele, além de fornecer vitaminas e minerais essenciais que a mantêm nutrida e saudável.

    Alimentos ricos em vitamina A, como ovos, leite, cenoura, batata-doce, etc., podem ajudar a reparar o tecido danificado da pele e também estimular o crescimento do cabelo. Além disso, os alimentos que contêm vitamina C e E promovem a produção de óleo de sebo, essencial para manter a pele hidratada.

    Enquanto isso, os ácidos graxos ômega-3 encontrados no salmão e outros tipos de peixe também desempenham um papel importante no cuidado da pele e do cabelo.

    Por um lado, esses ácidos protegem as membranas celulares do cabelo e da pele e evitam que elas enfraqueçam. Por sua vez, isso ajuda suas células a reter água em vez de secá-las.

    9. Fique Ativo

    exercício de barbaO exercício é bom para você de muitas maneiras e até afeta a saúde da pele e da barba.

    O exercício equilibra os hormônios em seu corpo, promove a produção de óleo de sebo e a regeneração da pele, enquanto o aumento do fluxo sanguíneo criado pelo exercício ajuda a distribuir nutrientes para a pele com mais eficiência.

    Além disso, o exercício alivia o estresse, e falamos anteriormente sobre o estresse e seu papel em torná-lo mais propenso à caspa.

    10. Consulte um médico

    médico de barba

    Se você já tentou de tudo para encontrar uma cura para a caspa na barba, mas não teve sucesso, talvez seja necessário procurar ajuda de um dermatologista ou outro profissional médico. Você pode ter uma condição anormal da pele que requer medicação prescrita.

    Decompondo: uma rotina de exemplo

    Simplesmente seguir uma rotina regular de higiene é uma maneira eficaz de prevenir a caspa da barba enquanto se livra desses flocos brancos desagradáveis. Aqui está um exemplo de rotina que reúne a maioria dos pontos que abordamos acima para criar um plano para matar a caspa:

    • Se tiver tempo, esfolie a pele para remover a sujeira, os detritos e os flocos de caspa.A esfoliação também livrará sua barba de fungos e células mortas da pele.
    • Limpe sua barba com um xampu suave o suficiente para não irritar ou secar a pele.
    • Seque a barba com uma toalha depois de terminar de lavá-la e sair do banho.Seja gentil e não aplique muita pressão ao usar uma toalha. E, lembre-se, lave sua barba com água morna – não quente – que também ajudará você a manter sua barba.
    • Aplique óleo de barba e massageie-o nas raízes dos folículos capilares da barba.Não há problema em aplicar óleo de barba todos os dias – e até duas vezes por dia, se achar necessário. Você pode usar bálsamo para barba em vez de óleo em uma barba longa, mas não há necessidade de esfregar bálsamo nas raízes do cabelo como faria com óleo de barba.
    • Use uma escova de barba para pentear a barba.Recomendamos o uso de uma escova com cerdas de pelo de javali. Escovar a barba faz com que ela pareça mais cheia, densa e com estilo, além de distribuir uniformemente o óleo de barba (e os óleos naturais da pele) por toda a barba.
    • Você pode usar um pente de barba antes de escová-lo.Usar um pente com dentes estreitos ajudará a remover os flocos de caspa restantes.

    Conclusão

    Obrigado por ler e, como sempre, agradecemos seus comentários e sugestões. Você encontrou soluções bem-sucedidas para a caspa da barba? Ou você já tentou algum dos métodos acima? Adoraríamos ouvir de você.

    Até a próxima vez.

    Comentários