O futuro é bastante incerto para todos nós. Há a inevitabilidade da mudança, empregos e relacionamentos vêm e vão e, por mais que planejemos isso às vezes, o futuro tem vontade própria.
Há também a incerteza de ser um homem que está perdendo o cabelo. Embora não seja tão potencialmente capaz de alterar a vida, como outras mudanças em nossas vidas, a perspectiva de ficar careca é um grande medo para muitos homens.
E com ela vem a pergunta de um milhão de dólares: quanto tempo leva para ficar careca?
O consenso de especialistas em queda de cabelo e homens que perderam completamente o cabelo é de 5 a 25 anos.
O problema é que o processo de ficar careca nem sempre segue um padrão legal e organizado. Na verdade, é insanamente imprevisível. Enquanto um cara perde um pouco de cabelo, mas permanece o mesmo por vários anos, outro perde todo o cabelo em apenas cinco anos.
A boa notícia é que vivemos em uma época em que a calvície é aceita e, em muitos casos, vista como atraente.
Se você está cansado de lutar contra a MPB (calvície masculina) e a batalha contra a queda de cabelo, raspe o que sobrou e use uma bela e brilhante cúpula. Você também estaria em boa companhia: Bruce Willis, Vin Diesel, The Rock e muito mais.
OK, vamos dar uma olhada mais de perto não apenas quanto tempo leva para ficar careca, mas também as razões por trás disso e as coisas que você pode fazer para tentar pará-lo.
ConteúdoSinais comuns de que você está ficando careca
Sabemos o que você está pensando – “Meu cabelo caindo é o sinal mais comum de que estou ficando careca”. Sim, nós entendemos. Mas só porque você percebe alguns fios de cabelo extras em seu travesseiro não significa necessariamente que você está ficando careca.
Vamos definir alguns termos primeiro.
Alopeciaé o termo geral para a perda de cabelo. Os sintomas da alopecia incluem uma pequena careca no cabelo até uma perda completa de pêlos no corpo. Mas existem muitos tipos de alopecia, sendo a forma mais comum calvície masculina (MPB).
Quando se trata de homens e queda de cabelo, MPB é um termo usado com frequência, também conhecido como alopecia androgênica ou androgenética. Afeta cerca de metade de todos os homens antes de atingirem a idade de 50 anos.
Aqui está um rápido resumo do que procurar com a calvície masculina:
- A MPB é tipicamente evidente na frente do couro cabeludo primeiro. Para muitos homens, o cabelo nas têmporas e na coroa parecem ser mais sensíveis ao DHT (diidrotestosterona), que abordaremos um pouco mais tarde.
- A linha frontal do cabelo forma um padrão “M” à medida que o cabelo nas têmporas e na coroa recua.
- Às vezes, a calvície no topo da cabeça se torna mais perceptível antes do cabelo na frente. Você verifica com um espelho se não tiver certeza ou hesitar em acreditar.
- Se você realmente quer ter certeza, tire fotos do seu cabelo todos os meses para verificar a possível queda de cabelo.
A calvície masculina é diferente da alopecia areata, na qual você experimenta manchas de perda de cabelo. Alopecia areata pode ocorrer de repente e pode afligir homens, mulheres e crianças de todas as idades.
Alopecia totalis, por sua vez, é o termo usado quando você perde todo o cabelo do couro cabeludo.
Quais são os outros sinais de que você está ficando careca? Bem, esse excesso de cabelo em seu travesseiropoderiaser um sinal, bem como a abundância de cabelo deixado para trás em seu pente ou escova.
Mas lembre-se: se você é humano, está perdendo cabelo porque a maioria das pessoas perde de 50 a 100 fios por dia.
Queda de cabelo em mulheres
Pelo menos os homens têm opções. Ou seja, quando um homem começa a perder o cabelo, ele sempre pode raspar a cabeça e se juntar à multidão em expansão “careca é linda”. Emparelhar uma cabeça careca com uma barba não é apenas comum, mas também fica ótimo em muitos casos.
Ficar careca é uma história diferente para as mulheres, no entanto. Por um lado, o dano psicológico da perda de cabelo é muitas vezes muito maior para as mulheres e pode ter um alto impacto emocional que afeta a saúde física.
Por outro lado, poucas mulheres optam por raspar a cabeça e ir com o visual careca.
A causa mais comum de perda de cabelo em mulheres é a perda de cabelo de padrão feminino, também conhecida como alopecia androgenética.
A Academia de Dermatologia relata que 30 milhões de mulheres são afetadas por FPHL. E o FPHL tem uma aparência distinta, pois o cabelo das mulheres fica mais fino principalmente no topo e na coroa do couro cabeludo.
Geralmente começa com um alargamento da parte central do cabelo. As mulheres tendem a manter a linha do cabelo, ao contrário dos homens.
FPHL encolhe os folículos capilares para torná-los mais curtos, mais finos e mais quebradiços. Eventualmente, há uma diminuição no número total de folículos. É raro, no entanto, que uma mulher fique completamente careca devido ao FPHL.
Enquanto FPHL é o maior culpado na perda de cabelo feminino, outros fatores entram em jogo:
- Eflúvio telógeno, que é uma resposta ao estresse devido a um grande choque na sua saúde emocional ou física. O cabelo voltará a crescer quando o estresse for a causa.
- Uma deficiência nutricional ou doença.
- Os efeitos colaterais de certas drogas.
- Alopecia
- Uma infecção fúngica do couro cabeludo
- Tratamento excessivo do seu cabelo, como ferros de ondulação, rolos quentes ou coloração do cabelo.
- Algumas mulheres sofrem de um transtorno mental conhecido como tricotilomania, que as faz arrancar os cabelos com frequência.
Quando você vai começar a perder o cabelo?
A calvície masculina pode começar em qualquer idade. Pesquisas mostram que um quinto de todos os homens experimentará alguma perda de cabelo aos 20 anos, e a porcentagem cresce com a idade.
Quando você estiver na casa dos 30 anos, há 30% de chance de enfrentar a ira da MPB, com um aumento de 10% em cada década subsequente.
Em outras palavras, se você viver até os 90 anos, há 90% de chance de sofrer perda de cabelo, significativa ou não.
É sempre divertido olhar para aquelas fotos do anuário do ensino médio de você e seus colegas de classe – “Olhe para todo esse cabelo!” Mas se você olhar de perto, provavelmente notará os sinais de MPB em pelo menos alguns deles – incluindo queda de cabelo e calvície.
Mas a maioria dos homens com MPB começa a notar sua perda de cabelo em meados dos 20 anos.
Para alguns homens e mulheres, os sintomas de perda de cabelo são graduais o suficiente para não se tornarem perceptíveis até que um bom pedaço de cabelo já tenha desaparecido.
Este tipo de “calvície invisível” envolve uma lenta diminuição na densidade do cabelo até que finalmente se torne perceptível a olho nu.
Você também pode experimentar perda de cabelo temporária que não está relacionada à MPB. Exemplos incluem perda de cabelo causada por estresse, certos medicamentos, doenças, etc.
Aquele velho ditado sobre: “Este trabalho está me fazendo arrancar meus cabelos!” é pelo menos parcialmente verdadeiro no sentido figurado – exceto que o excesso de estresse está “puxando” para você.
Mas a conclusão é que a maioria dos homens e mulheres perdem a espessura e a quantidade do cabelo à medida que envelhecem. As mulheres têm a vantagem de que a calvície hereditária é muito mais comum nos homens. De fato, mais de 20% dos homens começam a ficar carecas antes dos 30 anos.
Mas voltando à pergunta inicial:
Quanto tempo leva para ficar careca?
OK, então vamos dar uma olhada em quanto tempo leva para ficar careca.
Já mencionamos que normalmente um homem leva de 5 a 25 anos para ficar careca quando a MPB o agarra pelo couro cabeludo. Quanto tempo leva para ficar careca de alopecia?
Bem, MPB e alopecia são a mesma coisa, a menos que você tenha uma forma diferente de alopecia, como alopecia areata (causada por um distúrbio autoimune) ou alopecia cicatricial (que resulta de inflamação ao redor do folículo piloso e não tem causa conhecida) .
E falamos como a taxa de perda de cabelo é diferente para cada homem, embora existam certas semelhanças entre um grande número de homens. Para alguns homens, o desbaste e a perda de cabelo podem parar antes que a linha do cabelo atinja a coroa.
Aqui está a coisa:cerca de 100 cabelos por dia chegam ao final de sua fase de repouso (telógeno) e caem. Isso é normal. Mas se mais de 100 cabelos caem diariamente, você tem um problema. É quando a perda de cabelo clínica começa a ocorrer.
Aqui está a outra coisa: uma vez que a perda de cabelo começa, é um inferno tentar desacelerá-la. A perda de cabelo pode ser gradual ou não tão gradual, masé sempre implacável. A perda de cabelo não se importa com o que você pensa. Ele só continua vindo.
Dito isto, você não fica careca de repente, e essa é a boa notícia, por assim dizer. Seu cabelo ralo voltará e passará por vários outros ciclos (sobre os quais falaremos em breve); o problema é que ele volta mais fino e mais fraco a cada ciclo.
Talvez a melhor resposta para quanto tempo leva para ficar careca seja “depende”. Embora isso não seja exatamente arriscado, é tão próximo da verdade quanto qualquer outra resposta.
- A Escala Norwood
Não estaríamos fazendo nosso trabalho se não mencionássemos o Norwood Scale em um artigo sobre calvície. A Escala Norwood é um conjunto de imagens que mostra as diferentes fases da MPB.
Existem oito “estágios” na Escala de Norwood, com o primeiro estágio representando perda de cabelo mínima. O último estágio representa a forma mais grave de perda de cabelo quando você tem pouco ou nenhum cabelo na frente ou no topo da cabeça.
Basicamente, a escala fornece uma imagem visual pela qual os homens avaliam sua perda de cabelo. A taxa na qual um homem avança através dos estágios difere de indivíduo para indivíduo.
Então, por que estou ficando careca?
No grande esquema das coisas, perder o cabelo não é grande coisa.
Mas não estamos diminuindo os sentimentos de ninguém sobre ficar careca, de forma alguma, e para muitos homens ficar careca é o equivalente emocional de um chute na bunda (ou outra parte inferior do corpo). Sentimos sua dor.
Se você é um desses homens, sem dúvida está se perguntando – e aos outros – “Por que eu?” Não é porque você é uma pessoa ruim, mas quase sempre é porque:
- Você está geneticamente predisposto a sofrer queda de cabelo
Às vezes é tudo sobre a sorte do sorteio. Seu pai perdeu o cabelo. Assim como seu pai. Ou sua mãe e o pai e o avô dela tinham cabelo ralo. Simplificando, há um projeto de DNA genético que está fora de seu controle.
- Hormônios
Um termo que você encontrará em todos os artigos sobre calvície é “diidrotestosterona”.
É uma palavra grande e tem um grande impacto no motivo pelo qual os homens perdem cabelo. Por quê? Porque quando a testosterona se converte em DHT, seus folículos capilares encolhem e seu cabelo fica cada vez mais fino até que o crescimento simplesmente cesse.
Enquanto alguns homens pensam que sua perda de cabelo é devido ao excesso de testosterona, eles não têm mais testosterona do que o homem comum, na maioria dos casos. O fato é que homens com MPB são mais sensíveis aos hormônios, incluindo o DHT.
- Idade
Nada muito complicado aqui, caras – à medida que você envelhece, sua taxa de crescimento do cabelo diminui. Se você vir um homem idoso com a cabeça cheia de cabelos, não hesite em parabenizá-lo. Afinal, ele ganhou ouro na loteria genética.
- Outros fatores
Estudos mostram que outros fatores podem contribuir para a perda de cabelo, incluindo tabagismo, dieta, uso de álcool e certos medicamentos, como antidepressivos, remédios para colesterol e pressão alta, certos antibióticos e muito mais.
Também é bem conhecido e documentado que os medicamentos quimioterápicos usados para tratar o câncer causam queda de cabelo. Os quimioterápicos eliminam as células cancerígenas em rápida expansão, mas também atacam outras células do corpo, incluindo aquelas que causam o crescimento do cabelo.
A boa notícia é que a maior parte da perda de cabelo associada à quimioterapia é temporária.
Distúrbios da pele, como psoríase, dermatite, infecção folicular e até queimaduras solares, podem causar queda de cabelo. Infecções fúngicas também podem ser culpadas, juntamente com condições médicas como doenças da tireóide, lúpus, diabetes e anemia.
Crescimento do cabelo: como funciona
É sempre útil entender a mecânica do crescimento do cabelo para entender a calvície masculina. Vamos dar uma olhada rápida nas três fases do crescimento do cabelo:
1. Anágeno
A anágena é a fase de crescimento do cabelo e os folículos capilares individuais podem permanecer nessa fase por dois a seis anos. Na maioria dos casos, 85% dos cabelos estão nessa fase de crescimento e quanto mais tempo dura, mais longo o cabelo.
2. Catágena
A fase catágena é muito, muito mais curta que a fase anágena – não dura mais de duas semanas – e permite que o folículo capilar se renove.
3. Telógeno
A fase telógena é quando os folículos capilares permanecem dormentes e pode durar até dois meses. Quando a fase telógena termina e a fase anágena entra em ação, o cabelo existente é empurrado para fora pelo novo crescimento.
Então o que tudo isso significa? Para homens com calvície masculina, a fase anágena diminui e os folículos capilares ficam menores. Além disso, o comprimento máximo do cabelo é reduzido enquanto a fase telógena se torna mais longa.
OK, eu estou ficando careca. O que posso fazer sobre isso?
Embora ficar careca não seja o fim do mundo para os homens, também é compreensível que você esteja estressado pela marcha implacável da calvície masculina. E o olhar careca pode não ser para você.
Mas a MPB não prevê necessariamente o armageddon total do couro cabeludo, graças à variedade de produtos e tratamentos disponíveis para homens (e mulheres). Vamos examinar algumas dessas soluções.
1. Shampoo
Há uma infinidade de xampus para queda de cabelo no mercado, o que é uma boa notícia. A má notícia é que a qualidade pode variar muito de produto para produto, portanto, cuidado com o comprador. Certifique-se de escolher apenas os shampoos de perda de cabelo da mais alta qualidade.
Existem quatro ingredientes principais no shampoo para queda de cabelo: cetoconazol, cafeína, biotina e saw palmetto. Discutimos esses ingredientes em postagens anteriores, mas aqui está uma rápida atualização:
- Cetoconazol– A pesquisa mostra que o cetoconazol ajuda a melhorar a densidade do cabelo, o tamanho do folículo e a proporção de cabelo que está no estágio anágeno. Também é eficaz no tratamento de um fungo do couro cabeludo chamado pitiríase.
- Cafeína– Não, você não precisa derramar seu java matinal na cabeça. Mas a cafeína encontrada em xampus para queda de cabelo prolonga a duração anágena, aumenta o comprimento dos fios de cabelo e estimula o crescimento de queratinócitos – que é a célula mais abundante encontrada na camada externa da pele.
- Biotina– A queda de cabelo pode ser consequência de uma deficiência de biotina e zinco. Também conhecida como vitamina B7, a biotina ajuda a fortalecer cabelos e unhas. É também um componente vital das células da pele, que desempenham um papel importante na saúde do folículo piloso. Você encontrará biotina em muitas fontes de alimentos, como ovos, amendoim, couve-flor, banana, grãos integrais e muito mais.
- Saw palmetto– A ciência por trás do saw palmetto mostra que ele pode bloquear uma enzima que converte a testosterona em DHT.
2. Produtos para crescimento capilar
Também não há escassez de produtos para crescimento capilar no mercado. Assim como escolher um xampu para queda de cabelo, fique atento a produtos semelhantes a óleo de cobra ao comprar os melhores produtos para crescimento capilar. Vamos falar sobre os produtos de crescimento capilar mais populares – e comuns:
- Minoxidil
Comumente conhecido como Rogaine, o minoxidil é um medicamento para tratar a perda de cabelo em homens e mulheres.
O minoxidil foi originalmente usado para tratar a pressão alta, mas pacientes e médicos notaram que o crescimento do cabelo era um dos efeitos colaterais. Isso levou ao desenvolvimento de uma solução tópica projetada para ser aplicada diretamente no couro cabeludo e na pele.
- Lipogaína
Também membro da família minoxidil, a Lipogaine é um poderoso tratamento para queda de cabelo com resultados comprovados. A lipogaína reduz os níveis de DHT no couro cabeludo enquanto aumenta o crescimento do cabelo, estimulando o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo.
- Finasterida
Também conhecida como Propecia, a finasterida é outra droga usada para tratar a perda de cabelo. A finasterida geralmente tem uma má reputação por causa dos efeitos negativos que pode ter na vida sexual de um homem, mas estudos mostram que a probabilidade de experimentá-los é pequena e nenhuma.
- Suplementos
Suplementos dietéticos como vitaminas são pensados para aumentar o crescimento do cabelo.
3. Tratamentos para queda de cabelo
Sua busca por soluções para sua calvície também pode levá-lo a tratamentos menos convencionais, como micropigmentação do couro cabeludo, derma roller e iRestore Laser Hair Growth System
- Micropigmentação do couro cabeludo
A micropigmentação do couro cabeludo é um processo no qual microagulhas são usadas para tatuar pigmento no couro cabeludo. Por sua vez, o processo cria a aparência de minúsculos folículos capilares para dar ao cabelo uma aparência mais completa. Os tratamentos SMP normalmente levam três sessões.
- Rolo Derma
Um Derma Roller também usa a abordagem de agulhas minúsculas, exceto que as agulhas são presas a um pequeno rolo de plástico que você rola sobre as áreas afetadas do couro cabeludo.
Seu objetivo é estimular o processo natural de cura do corpo – e assim criar uma nova camada de pele melhor que a camada mais antiga.
Também aumenta a ativação plaquetária e a regeneração de feridas na pele, ativa as células-tronco na área da protuberância capilar e ativa as vias nos folículos capilares que são inibidas pelo DHT.
Alguns pesquisadores também dizem que o uso de um derma roller em conjunto com o tratamento com minoxidil ajuda a regenerar o cabelo melhor do que usar apenas o minoxidil.
Os rolos Derma também são usados para esfoliação da pele em quase todas as partes do corpo e são usados para tratar acne e estrias em mulheres.
- Sistema de crescimento capilar a laser iRestore
Aprovado pelo FDA, o Sistema de Crescimento Capilar a Laser iRestore é, como o próprio nome sugere, tecnologia a laser para o tratamento da queda de cabelo.
A terapia a laser de baixa intensidade através de um dispositivo semelhante a um capacete estimula os folículos capilares para que eles cresçam mais espessos e cheios. E até agora, tudo bem: um estudo de 2017 mostrou que o aumento médio na contagem de cabelos foi de 43,2% ao usar o iRestore.
Conclusão
Tudo isso dito, agora abordamos os comos, os porquês e o que fazer da perda de cabelo, ao mesmo tempo em que abordamos a questão de “quanto tempo levará para ficar careca?”
Novamente, a linha inferior é que a taxa de perda de cabelo é diferente para cada um, mas o consenso geral é que a calvície completa ocorre dentro de um período de 5 a 25 anos.
Não que você tenha que sentar e deixar a natureza seguir seu curso, no entanto. Afinal, há uma longa lista de produtos por aí – de xampu a terapia a laser – que podem ajudá-lo a evitar a calvície.
Ou, como muitos homens, você pode optar por raspar o que sobrou e ostentar o visual careca com orgulho. Emparelhar com uma barba só aumentará sua grandiosidade.
Quais são suas experiências com queda de cabelo? Quando você começou a notar isso? E você está usando algum produto para queda de cabelo agora (e como eles funcionam)? Como sempre, adoraríamos ouvir de você. Seus comentários são sempre bem-vindos.
Você pode gostar também:
Por que você precisa seriamente de uma barba com uma cabeça careca
7 coisas sobre raspar a cabeça (e quando é hora)
Por que estou ficando careca? Aqui está um olhar mais atento…
A tatuagem de cabelo, também conhecida como micropigmentação do couro cabeludo: você deve fazer isso?