Você finalmente decidiu deixar crescer a barba, e isso é um trabalho em andamento. Você tem uma ideia de como vai ficar - magnífico, sem dúvida - e está pronto para se juntar às fileiras de seus irmãos barbudos.
Só há um problema: coceira na barba.
A coceira da barba é aquela sensação irritante, que é uma forte dose de realidade ao deixar a barba crescer. Francamente, é o suficiente para deixar alguns homens tão loucos que eles preferem raspar a agüentar mais um minuto de coceira.
Mas esperem, rapazes. Largue a navalha, porque existem soluções para a coceira enlouquecedora. Não desista de sua barba, mas deixe-a atingir sua glória total.
Conteúdo ocultar Por que minha barba coça? Como parar a coceira da barba (um artigo simples e ilustrado) Quanto tempo dura a coceira da barba? ConclusãoPor que minha barba coça?
Antes de mergulharmos nos remédios caseiros para parar a coceira da barba, vamos dar uma olhada em alguns motivos pelos quais ela coça.
Porque você faz a barba (d)
Sua barba coça, em parte, por causa de todos aqueles anos que você passou raspando os folículos faciais. O barbear fazia com que o cabelo da barba ficasse afiado e áspero, que é a principal razão pela qual a barba fica tão áspera.
Esses bigodes frequentemente tosados irritam e inflamam quando rompem a pele e causam coceira - que pode durar para sempre.
Por causa da pele seca
A pele sob sua barba fica cada vez mais seca conforme sua barba cresce, porque, em parte, a oleosidade natural da pele se esgota com o aparecimento repentino de bigodes com barba por fazer. O aumento da secura leva à coceira da barba e seu outro parceiro no crime: a caspa da barba. Não é uma combinação agradável ou boa aparência.
Porque sua barba coleta todos os tipos de coisas
Sua barba é um ímã para muitas coisas: poeira, comida, pele morta e uma variedade de poluentes externos que você não pode evitar. Todos eles podem causar coceira.
Agora que sabemos o 'porquê' da coceira na barba, vamos examinar as maneiras de se livrar dela. A boa notícia é que todos eles são coisas que você pode fazer no conforto do seu banheiro.
Como parar a coceira da barba (um artigo simples e ilustrado)
Saber como parar a coceira da barba durante o crescimento ajudará a evitar a loucura que pode levar você a raspar os bigodes.
1. Lave
Você precisa limpar sua barba regularmente se quiser se livrar da coceira. Por um lado, seu rosto libera células mortas da pele todos os dias, e elas vão se reunir em sua barba se você não as lavar. Então, há a sujeira, fuligem, comida, etc. que também grudam em seus bigodes se você não fizer nada a respeito.
Você vai querer limpar sua barba profundamente, no entanto, para ter certeza de que está se livrando de todos os detritos encontrados nela e dentro dela. Use uma qualidade shampoo de barba ou lave - não use seu xampu comum, pois os detergentes dentro dele são muito fortes - e esfregue profundamente na pele com a ponta dos dedos.
Enxágue com água morna (a mesma temperatura da água com a qual você deseja lavar), o que ajuda a abrir os poros da pele.
Não podemos enfatizar o suficiente a importância de usar um shampoo feito para sua barba e não o material que você usa em sua cabeça. Os detergentes e fragrâncias agressivas podem retirar a oleosidade natural da pele, o que pode facilmente causar ressecamento e coceira na barba.
2. Seque sua barba
Secar a barba é uma etapa frequentemente esquecida que merece a devida atenção. Qualquer água que fique na barba e na pele pode causar coceira - especialmente água dura que contém cálcio e magnésio. A água dura evapora na pele e retira a umidade dela, o que pode causar uma erupção na barba que coça.
Não recomendamos o uso de secador de cabelo para secar a barba, porque uma toalha simples e macia é suficiente. Esfregue suavemente e seque, até que nenhum vestígio de água permaneça na pele sob seus bigodes.
Se você usar um secador de cabelo, no entanto, ele só deve estar em uma temperatura baixa a média.
3. Esfregue com um esfoliante
Esfoliação significa remover células mortas que se agrupam na pele de cada ser humano, incluindo a pele facial. As células mortas da pele, como mencionado anteriormente, causam secura da pele e coceira. É por isso que é importante usar um esfoliante facial que atua como um esfoliante para remover não apenas a pele morta, mas também sujeira, fuligem e outros irritantes que existem sob sua barba.
Uma boa receita de faça-você-mesmo para criar um exfoliante é misturar bicarbonato de sódio com água para formar uma pasta. Esfregue a pasta em sua barba e esfregue suavemente enquanto passa mais suavemente na pele como faria com um shampoo ou sabonete líquido. Você pode adicionar um pouco de sal marinho à mistura para criar uma esfoliação ainda mais forte.
4. Use óleo de barba
O óleo de barba é o elixir mágico dos cuidados com a barba. Nenhum barbudo que se preze se atreveria a não ter uma garrafa de seu favorito óleo de barba em seu kit de preparação.
Qual é o problema do óleo de barba? Vamos olhar:
- O óleo de barba suaviza a barba enquanto hidrata a pele por baixo. A hidratação adequada mantém sua barba macia e gerenciável.
- O óleo de barba reduz a coceira graças às suas qualidades hidratantes.
- O óleo de barba ajuda a se livrar do farelo de urso.
- O óleo de barba torna sua barba mais gerenciável. A menos que você prefira uma barba bagunçada, você precisará prepará-la e modelá-la, e o óleo de barba torna seu trabalho muito mais fácil. Não, não fornece o controle firme de bálsamo de barba ou cera de barba , mas ajuda a se livrar da barba da cama, entre outros problemas.
- O óleo de barba ajuda a prevenir pêlos encravados - outra causa de irritação e coceira.
- O óleo de barba costuma ter fragrâncias masculinas agradáveis.
A boa notícia é que há um monte de óleos de barba para escolher, mas sempre vale a pena fazer sua pesquisa. É importante saber seu tipo de pele e cabelo, por exemplo, porque alguns óleos funcionam melhor para certos tipos do que outros. O óleo de argão é excelente para uso em pele e barba secas. Se você tem pele sensível, procure um produto que contenha óleo de jojoba ou de semente de uva.
Procure óleos com ingredientes totalmente naturais. Eles fornecerão tudo de que você precisa para manter uma barba mais espessa e saudável sem irritar sua pele ou barba. Óleos que contêm aditivos, como álcool, muitas vezes retiram a umidade necessária da pele e da barba.
Os óleos de barba contêm óleos veiculares e óleos essenciais. Óleos veiculares - que diluem óleos essenciais potentes - podem ser aplicados diretamente na pele e constituem a maior parte das receitas de óleo de barba. Alguns óleos carreadores comuns incluem argan, jojoba, amêndoa doce e coco.
Os óleos essenciais são mais concentrados do que os óleos veiculares e geralmente são muito fortes para serem aplicados diretamente na pele. Alguns óleos essenciais comuns encontrados no óleo de barba são lavanda, eucalipto, hortelã-pimenta e árvore do chá.
Uma palavra rápida sobre a aplicação de óleo de barba: a quantidade que você usa é proporcional ao comprimento de sua barba, ou seja, quanto mais longa sua barba, mais gotas de óleo de barba você deve usar. Para barbas novas, geralmente três a cinco gotas são suficientes. Uma barba crescida, como uma de três a 12 meses, pode precisar de 10 gotas ou mais.
5. Condicione-o
Embora o óleo de barba represente uma forma de condicionar e hidratar sua barba, você também pode usar um condicionador feito para ela. Um condicionador não apenas ajuda a manter a hidratação ideal da sua barba, mas também a suaviza para torná-la mais gerenciável.
PARA condicionador de barba de qualidade ajuda a reduzir as pontas duplas e repara outros danos aos folículos faciais e, claro, alivia a irritação que causa coceira. Embora seja tecnicamente correto usar um condicionador que você também usa no couro cabeludo, recomendamos fortemente o uso de um condicionador projetado para sua barba.
Embora toda barba se beneficie de algum condicionador, a prática é particularmente eficaz em barbas longas, porque bigodes mais longos precisam de mais óleos naturais da pele para mantê-los bem revestidos e hidratados. Muitos condicionadores de qualidade vêm com agentes anti-emaranhados que mantêm sua barba sem nós que a tornam difícil (e um pouco dolorida) de pentear ou escovar.
Certifique-se de cobrir cada fio de sua barba ao aplicar um condicionador e deixe-o repousar por até três minutos antes de enxaguar para dar tempo para hidratar e hidratar sua barba adequadamente.
A maioria dos condicionadores contém óleos naturais, como argão, jojoba e amêndoa doce, que são suaves para a pele do rosto e para a barba, enquanto os mantêm bem hidratados.
Lembre-se de que nos estágios iniciais do crescimento da barba, os fios de cabelo se enrolam contra a pele com as pontas afiadas criadas durante todos aqueles anos (ou meses) que você fez a barba. Um bom condicionador irá suavizar sua barba e bordas enquanto reduz a irritação.
E, claro, essa hidratação e suavização adicionais fazem maravilhas para se livrar da coceira da barba.
6. Hidrate-o
É verdade que já falamos um pouco sobre a importância de manter a barba bem hidratada e como isso ajuda a aliviar a coceira da barba, mas não queremos minimizar a importância dos hidratantes e sua eficácia. Aplique um hidratante após o banho e no final do dia; assim como com xampus e condicionadores, é melhor usar um hidratante adequado para a pele do rosto.
Mesmo se você usar um condicionador regularmente - e achamos que deveria - ou um xampu hidratante (ou ambos), você ainda pode sentir alguma coceira. É por isso que é uma boa ideia adicionar um hidratante à sua rotina e usá-lo três a quatro vezes por semana.
Alguns hidratantes naturais que você pode experimentar incluem azeite de oliva, cremes e loções de aloe vera, óleo de calêndula, pepino e até chá de camomila.
7. Mantenha-o aparado
Enquanto você deixa sua barba crescer, você também quer mantê-la aparada depois de atingir o comprimento desejado. Caso contrário, você corre o risco de pêlos soltos e encravados que podem levar ao tipo de coceira que você pensava ter cessado após os estágios iniciais de crescimento, quando quase sempre coça.
Há uma variedade de ferramentas que você pode usar para manter sua barba aparada, desdetesoura de barbapara navalhas manuais ou elétricas. A maioria dos especialistas em barba sugere o uso de um barbeador elétrico para aparar, porque ajuda a fornecer um corte uniforme, sem a possibilidade de pêlos soltos e encravados. A tesoura também é uma boa opção.
As lâminas manuais, por sua vez, podem causar irritação na pele e mais coceira. Em geral, aparar a barba de forma consistente o ajudará a evitar a coceira da barba.
8. Escove a barba
Existem muitas, muitas razões para escovar a barba regularmente, incluindo que isso pode reduzir a coceira e os arranhões.
- Um de alta qualidadeescova de barba, como a escova de cabelo para barba de javali, tem cerdas de diferentes comprimentos para garantir que você capture o cabelo em todos os níveis com cada pincelada.
- As escovas de barba promovem o crescimento do cabelo enquanto ajudam a prevenir a queda de cabelo. Isso porque as cerdas de uma escova massageiam suavemente a pele enquanto aumentam o fluxo sanguíneo para os folículos capilares, o que pode transformar os folículos capilares dormentes em produtivos.
- Uma escova ajuda a espalhar os óleos naturais da pele uniformemente por toda a barba para ajudar a reduzir e eliminar a secura e coceira. Em suma, um pincel atua como uma ferramenta de condicionamento eficaz.
- Uma escova solta nós, emaranhados e cachos em sua barba enquanto muda sua textura para parecer mais cheia e reta. Isso ajuda a reduzir a irritação e coceira.
- Uma escova também ajuda a manter sua barba limpa, removendo qualquer sujeira solta e resíduos que permaneceram após você ter lavado sua barba. Como discutimos antes, sujeira, fuligem e outros resíduos que entram em sua barba podem causar coceira.
- As escovas de barba também têm muitos outros benefícios, incluindo que facilitam o penteado da barba e ajudam a dar um bom brilho por causa de como espalham os óleos naturais da sua pele (ou óleo de barba que você aplicou manualmente).
Outra nota rápida:Você também pode e deve usar um pente para barba como parte de sua rotina de higiene. UMA pente de barba de qualidade - não do tipo de plástico barato - é suave para a sua barba e ao mesmo tempo torna mais fácil modelá-la no seu estilo preferido. No entanto, uma escova para barba é mais eficaz para combater a coceira da barba do que um pente para barba, pelo menos a longo prazo.
No entanto, pentear regularmente removerá os pelos fracos que podem causar irritação, ao mesmo tempo que estimula os folículos capilares e o fluxo sanguíneo para ajudar a criar uma barba mais saudável em geral.
9. Bálsamo
Bálsamo de barba , como óleo de barba e condicionador de barba, é outra ferramenta útil para combater a coceira da barba.
O bálsamo é diferente do óleo de barba em muitos aspectos, inclusive por conter cera de abelha e manteiga de cacau, ou outro tipo de manteiga, o que lhe confere uma excelente “fixação” e, por sua vez, torna mais fácil manter sua barba no lugar e seu desejo forma.
Mas o bálsamo também serve para reter a umidade, parte da qual o bálsamo fornece, enquanto mantém a coceira da barba sob controle. Balm também trata a drogaria, outro sinal de pele facial seca e irritada, que provavelmente coça muito.
Bálsamos para barba geralmente funcionam melhor em barbas mais longas e grossas, mas os homens com barbas mais curtas também podem colher os muitos benefícios do bálsamo para barba.
Assim como acontece com o óleo de barba e outros produtos para cuidar da barba, recomendamos escolher um bálsamo que contenha ingredientes totalmente naturais, incluindo jojoba, uva e argão. A manteiga natural, como cacau e manteiga de karité, também é excelente para a saúde geral da sua barba.
10. Medicamentos
Embora os medicamentos prescritos pelo médico não se qualifiquem como remédios caseiros para combater a coceira da barba, eles podem fornecer alívio instantâneo quando a coceira se tornar uma verdadeira cadela.
Os medicamentos comuns incluem creme antifúngico, creme de corticosteróide , hidrocortisona, cetoconazol, ácido glicólico e pomadas que contêm ácido láctico e uréia. Você também pode tentar tratamentos antifúngicos tópicos, como o itraconazol.
11. Não risque!
Tentar evitar coçar a barba quando ela coça pode ser a etapa mais desafiadora de todas. Afinal, a maldita coisa coça, e manter os dedos e as unhas longe da fonte dessa coceira é um grande teste de força de vontade.
Lembre-se: coçar continuamente a pele e os cabelos do rosto agrava o problema. Também pode causar erupção na pele com coceira. É o mesmo que esfregar os olhos quando você tem alergia; as chances são de que isso só vai piorar o problema.
12. Revise e modifique seu estilo de vida, se necessário
Nosso estilo de vida e as escolhas que fazemos em relação a alimentos, bebidas, exercícios e maus hábitos, como fumar, têm consequências de longo alcance para nossa saúde geral - incluindo a pele e o cabelo. Aqui estão algumas dicas para manter a sua barba (e manter a coceira da barba no comprimento do braço) enquanto leva um estilo de vida saudável.
- Beba muita água
Entre outras coisas, a água ajuda a regular o sistema circulatório, que fornece nutrientes aos folículos capilares. Além disso, mantém nosso corpo hidratado, e sabemos a importância da hidratação adequada para manter a saúde da barba e reduzir a coceira.
- Mantenha uma dieta saudável
De certa forma, sua barba é um reflexo do que você come. Uma dieta saudável, como aquela que contém muitas frutas e vegetais, ajuda a garantir que você receba a variedade de nutrientes e vitaminas que seu corpo precisa.
Muitas pessoas escolhem uma dieta vegana, e não há dúvida de que é uma dieta que o manterá comendo sua porção de frutas e vegetais. Se você é um comedor de carne - e não há nada de errado com isso - então tente escolher carne, laticínios e aves alimentados com capim e orgânicos. Fazer isso significa evitar produtos químicos que alguns estudos mostram que podem levar à queda de cabelo, entre outros problemas de saúde.
Alimentos com gorduras saturadas, que devem consumir cerca de 5% de suas calorias totais, ajudam a manter níveis saudáveis de testosterona que, por sua vez, ajudam a manter uma barba saudável e vigorosa.
- Exercício - frequentemente
Todos nós entendemos os benefícios de manter um programa de exercícios regulares. Entre outras coisas, os exercícios ajudam a manter uma boa circulação sanguínea, o que é essencial para uma pele e pelos faciais saudáveis. A Mayo Clinic recomenda exercícios por 30 minutos por dia, seja caminhada, corrida, ciclismo, musculação, etc.
Além disso, um bom suor induzido por exercício ajuda seu corpo a se livrar de toxinas que não são saudáveis para o corpo. Ele desobstrui os poros da pele e os folículos capilares para criar um ambiente melhor para o crescimento de cabelos e bigodes saudáveis.
Quanto tempo dura a coceira da barba?
A boa notícia é que a coceira da barba, na grande maioria dos casos, é temporária. Pode parecer que dura para sempre quando está no auge, mas geralmente acaba em uma a três semanas, conforme seus bigodes ficam mais longos e são substituídos por novos folículos que não têm bordas afiadas e irregulares causadas pelo barbear.
Isso não quer dizer que a coceira da barba não possa voltar, porque ela voltará quando sua pele e pelos faciais ficarem secos, mas seguir as etapas acima eliminará o problema antes que se torne insuportável. E a maioria dos barbudos dirá que a pior coceira acontece durante os estágios iniciais de crescimento.
Conclusão
Vamos encarar: a coceira da barba é uma droga. Mas se você vai deixar crescer a barba, você tem que aguentar de vez em quando, especialmente no início. Só não deixe isso te derrubar ou forçar você a tomar medidas drásticas, como cortar o que você trabalhou tão duro para cultivar.
Existem muitas soluções para resolver a coceira da barba - soluções que ajudam a mantê-lo no caminho certo para crescer o tipo de barba que você sempre quis. Esperamos que os “remédios” oferecidos acima ajudem você a combater o bom combate, ao mesmo tempo que não permitem que a coceira da barba o tire do curso.
E quanto a você? Você já experimentou coceira na barba? O que você fez para lutar contra isso? Como sempre, agradecemos seus comentários.
Em resposta ao acima. Também tenho mais de 60 anos e deixei crescer a barba depois de uma estada no hospital. Eu também uso um sabonete sem perfume diariamente. A coceira na barba quase me fez desistir do crescimento. O óleo de barba tornava tudo pior. A única coisa que me convenceu foi o hidratante. Eu uso diariamente.
Este é o melhor artigo que li até agora sobre gerenciamento de barba. Obrigado Domen por compartilhar.
Também estou procurando remédios fáceis para pintar minha barba. Você pode me ajudar.
Tenho 60 anos e desde o momento em que me alistei no Exército em 1977 até ser dispensado em 1990, eu não fazia a barba nos meus dias de folga e quando estava de licença. Então, de 1991 até 2001, eu estava na Guarda Nacional, não faria a barba entre os exercícios. Desde que deixei o exército em 2001, tenho barba para barbear as bochechas e o pescoço. Nunca experimentei coceira na barba. Li sobre isso em romances, principalmente de autoras, mas nunca entendi como era. Talvez minha higiene pessoal fosse o motivo, pois eu tomava banho diariamente com o tradicional sabonete em barra sem perfumes.