Como colocar correntes de neve para uma condução mais segura no inverno

Se 'Jingle Bells' nos ensinou alguma coisa, é que correndo pela neve parece um bom momento. Rindo o tempo todo e animando os espíritos, enquanto a 'Miss Fanny Bright' anda de espingarda? Soa muito legal. Sair correndo do acostamento em uma derrapagem descontrolada, por outro lado... Muito menos droga.

Conteúdo

Dificuldade

Fácil



Duração

10 minutos

É claro que essa música foi escrita em 1857, e é provável que o que você esteja dirigindo tenha algo um pouco mais substancial do que 'um cavalo' sob o capô; nesse caso, você vai querer aprender a colocar correntes de neve antes decolando sobre os campos. Veja como fazer isso.

  Homem colocando correntes de neve.
Luvas são uma boa ideia. A escolha do chapéu é uma questão mais pessoal.

Como encontrar as correntes de neve do tamanho certo

A montagem adequada é o primeiro e sem dúvida o passo mais importante para escolher e usar correntes de neve. Pegue um conjunto muito pequeno e você não conseguirá colocá-los no pneu. Vá muito grande e você não será capaz de acomodá-los adequadamente, o que é inseguro e pode rasgar seus pneus e rodas em pouco tempo.





A boa notícia aqui é que encontrar as correntes de neve do tamanho certo para o seu carro também é a parte mais fácil do processo. Tudo o que você precisa saber é o tamanho do seu pneu.

Se você já sabe o tamanho da borracha do seu carro, está pronto para comprar. Se não tiver certeza, saia pela porta da frente e dê uma olhada na parede lateral dos pneus.

O número que você está procurando geralmente é escrito em letras grandes, separadas por barras, travessões ou espaços. Alguns são menores e menos óbvios do que outros, mas devem se parecer com o '255/30ZR20' na imagem abaixo:

  Detalhe da parede lateral do carro para correntes de neve.
Tudo o que você precisa para encontrar as correntes do tamanho certo está escrito na lateral dos pneus.

Uma palavra sobre os tipos de correntes de neve

De um modo geral, as correntes de neve são de baixa tecnologia e existem desde sempre, e todas funcionam mais ou menos da mesma maneira, esticando comprimentos de corrente sobre o piso de seus pneus para 'morder' melhor a neve e o gelo embaixo. Dito isto, alguns são mais simples e/ou mais grosseiros do que outros.

Os dois principais fatores que você deve considerar são (a) facilidade de instalação e (b) o quanto você se preocupa com suas rodas.

No que diz respeito à instalação, como detalharemos abaixo, a maioria das correntes exige que você as coloque, passe por cima delas e depois prenda-as aos pneus. Outros usam um sistema de 'encaixe rápido' que pode ser instalado do início ao fim em um veículo parado. Como você vai ler, nenhuma das opções é particularmente difícil com um pouco de prática, mas saiba que algumas correntes de neve são mais fáceis, mais rápidas e com menos passos do que outras.

Em termos de rodas, o importante a observar é que algumas correntes ficam na superfície de suas rodas, enquanto outras tocam apenas as superfícies de borracha de seus pneus. Se você é um defensor de manter suas rodas livres de cortes, arranhões e mossas, provavelmente desejará comprar um conjunto que não se estenda pela superfície dos aros ou, pelo menos, use uma superfície protetora / macia em qualquer ponto de contato em sua roda.

  Correntes de neve montadas com elástico em um carro.
Se suas correntes exigem um ninho de ratos de cordas elásticas para ficarem apertadas, você provavelmente tem o tamanho errado.

Como colocar correntes de neve

Certo. Vamos ao que interessa.

Conforme mencionado acima, algumas correntes de neve usam hardware exclusivo para prender e apertar, mas 99% das correntes compartilham o mesmo procedimento básico de fixação. Veja como fazer isso.

Passo 1: A primeira coisa que você quer fazer é encontrar um lugar seguro e fora do caminho para estacionar enquanto instala suas correntes. Certifique-se de que suas rodas estejam retas e que você acionou o freio de estacionamento antes de começar. Segurança em primeiro lugar e tudo isso.

Passo 2: Em seguida, retire as correntes de neve e determine de que lado das correntes estão todos os mecanismos de fixação/tensionamento. Alguns usam ganchos, alguns usam cames e alguns usam sistemas de catraca, mas todos usam alguma coisa. Seja qual for o uso de suas correntes, você deseja garantir que o lado com o hardware de fixação fique do lado de fora do pneu.

Etapa 3: Uma vez que você tenha cara ou coroa de qual lado é qual, é hora de colocar as correntes sobre os pneus. Os pneus em que suas correntes vão depende se o seu veículo é dianteiro, traseiro ou com tração nas quatro rodas. As correntes de neve sempre vão nas rodas motrizes, então a tração dianteira carros obter correntes na frente, roda traseira na parte traseira, etc.

Se você estiver dirigindo um veículo com tração nas quatro rodas ou nas quatro rodas, normalmente suas correntes irão para os pneus dianteiros para aumentar a tração ao dirigir, mas sempre verifique o manual do proprietário porque essas pessoas provavelmente conhecem seu carro melhor do que nós.

Certo. Comece colocando as correntes sobre os pneus, tomando cuidado para centralizá-las o máximo possível no meio da banda de rodagem. O que queremos aqui é que uma ou duas polegadas de suas correntes fiquem no chão, dobradas diretamente na frente do pneu, enquanto a folga restante fica para trás na parte traseira do veículo.

Passo 4: Em seguida, volte para o carro, solte o freio eletrônico e dirija cerca de meio metro para a frente para colocar as duas extremidades abertas das correntes na parte traseira do pneu. Acione o freio eletrônico novamente, pule de volta e conecte as extremidades abertas das correntes na parte interna e externa dos pneus.

Passo 5: Depois que as correntes estiverem conectadas, é hora de tensioná-las. O objetivo aqui, independentemente de como suas correntes apertam, é deixar suas correntes de neve confortáveis ​​o suficiente para que não se contorçam enquanto você dirige. Aperte suas correntes até que você não possa mexê-las em seu piso com a mão.

Passo 6: Quando tudo estiver bem e seguro, volte para o veículo e dirija 2 a 3 carros em frente. Mais uma vez, estacione e acione o freio eletrônico, depois saia e verifique novamente a tensão de suas correntes de neve.

Percorrer essa curta distância permite que suas correntes 'se acomodem' e distribuam qualquer folga restante. Dê um bom puxão nas duas correntes para garantir que elas ainda estejam presas com segurança aos pneus. Se algum deles estiver solto, aperte-o novamente e repita esta etapa. Depois de confirmar que suas correntes estão boas e apertadas, está tudo pronto e é hora de pegar a estrada.

  carro dirigindo sob a ponte durante a tempestade de neve

Como dirigir com correntes de neve

Depois que as correntes estiverem presas, continue a dirigir como faria normalmente em condições de neve ou gelo. Se você perdeu nosso guia sobre como dirigir na neve , agora é a hora de conferir.

Além disso, há duas coisas principais a serem lembradas ao dirigir com correntes de neve em seu carro.

Primeiro, você nunca deve dirigir a mais de 25 mph com joias em seus pneus, não importa o quão bem você os tenha ajustado. As correntes de neve criam um desequilíbrio nas rodas acionadas, o que pode levar a oscilações em alta velocidade ou falha total em velocidades mais rápidas. Ambos são um sério problema de segurança, então não arrisque.

Em segundo lugar, depois de passar pela parte com neve de sua unidade, você deve retirar suas correntes de neve imediatamente. Em pavimento seco, as correntes de neve danificam as estradas, desgastam agressivamente os pneus e podem até mesmo desgastar-se a ponto de falhar após alguns quilômetros. Sabemos que colocá-los e tirá-los é uma dor (especialmente quando está muito frio lá fora), mas mantê-los simplesmente não vale o risco ou a despesa.

Comentários

carro,cuidados com o carro,como fazer,premium,neve,correntes de neve,tier-4,inverno