Se você já assistiu ao clássico filme de Rob Reiner de 1986 Fique do meu lado - inspirado em uma história de Stephen King chamado “O Corpo” — então você está bem ciente das sanguessugas. Ok, então é provável que, mesmo que você não tenha visto aquele filme, ainda saiba o que é uma sanguessuga, apenas um pouco menos cicatrizado e não acorde à noite com visões de sanguessugas penduradas em sua pele. Compreensivelmente, esses horríveis sugadores de sangue têm uma má reputação. Mas eles só querem se alimentar; é tudo tão ruim? Bem, eles podem carregar todo tipo de doença, e o anticoagulante em seu sangue não os ajuda em nada.
Conteúdo- O que é uma sanguessuga, afinal?
- As picadas de sanguessuga são perigosas?
- Como evitar picadas de sanguessuga
- Como remover uma sanguessuga
- Como não remover uma sanguessuga
Também não ajuda o caso de que, por milhares de anos, os “médicos” usaram sanguessugas para sangrar pacientes que sofriam com tudo, desde a peste bubônica até insônia, pneumonia e halitose. — provavelmente. As pessoas acreditavam que a sangria poderia ajudar a reequilibrar os “humores” do corpo, os fluidos vitais que trabalham em conjunto para manter a saúde adequada. Mas, na realidade, apenas nos deixou com um medo avassalador de qualquer coisa que se pendure em nossas pernas e morda. — desculpe sucções — pela nossa pele. Uma picada de sanguessuga geralmente não é perigosa, mas você ainda precisa saber como removê-la com segurança. Se você tem um pendurado agora, talvez pule algumas seções para aprender a removê-lo, mas se você tiver um pouco de tempo, vamos aprender um pouco mais sobre esses otários.

O que é uma sanguessuga, afinal?
Em um sentido científico, as sanguessugas são membros do filo dos anelídeos — também conhecidos como vermes segmentados — e são um primo distante da minhoca benigna. Isso é da mesma forma que um corretor da bolsa pode ser relacionado a um guitarrista de heavy metal. Em um sentido mais amplo, eles são sugadores de sangue de pesadelo que te mordem e se agarram. Exceto que eles não. Eles nem mordem. As sanguessugas usam seus três dentes semelhantes a lâminas para mastigar ou abrir uma ferida em forma de y em seu hospedeiro antes de sugar o corpo para se alimentar. Isso é muito melhor do que uma mordida, certo?
Talvez não. Mas o que é levemente reconfortante é o conhecimento de que um quarto inteiro das espécies de sanguessugas não se alimenta sugando o sangue do hospedeiro. O fato de comerem o animal inteiro não soa como garantia, mas uma sanguessuga teria dificuldade em comer um corpo humano inteiro. Das cerca de 700 espécies de sanguessugas, menos de 100 vivem na terra, e aproximadamente o mesmo número reside em água salgada. Isso significa que o resto deles vive em água doce — principalmente em poças estagnadas e rios mais rasos — e é aqui que você provavelmente entrará em contato com eles.

As picadas de sanguessuga são perigosas?
Geralmente, não. A maioria das picadas de sanguessuga resulta em um pequeno ferimento na carne e algum sangramento. Mas desde que você tenha um kit de primeiros socorros disponível para conter o fluxo de sangue, você não sofrerá nenhum efeito a longo prazo. Eles podem sangrar muito embora. Na verdade, como as sanguessugas liberam um anticoagulante para evitar a coagulação do sangue e facilitar a alimentação, você pode sangrar por até dez horas devido a uma picada de sanguessuga.
A menos que você coloque centenas de sanguessugas em você de uma vez, você não vai sangrar de sanguessugas. E mesmo o mais profundo dos dorminhocos vai notar centenas de mordidas — desculpe, arranhões — acontecendo ao mesmo tempo, apesar dos melhores esforços das sanguessugas e de sua anestesia. Não, na realidade, as picadas de sanguessuga não são perigosas, mas o perigo vem da remoção inadequada. Ao contrário dos humanos, o sistema digestivo de uma sanguessuga não esteriliza seu intestino e uma sanguessuga espremida ou assustada pode regurgitar o conteúdo de seu intestino na ferida à medida que é removido. Dado que você não sabe do que esses otários estavam se alimentando antes, você nunca sabe o que eles podem estar abrigando, então a remoção adequada é importante para evitar infecções, especialmente se você estiver profundamente em seu mochilão viagem.
Como evitar picadas de sanguessuga
Como com todos sobrevivência no sertão técnicas, evitar é melhor do que remediar. Não ser mordido por uma sanguessuga sempre será uma opção melhor do que saber como removê-los com segurança. Lembre-se que com sanguessugas, um pouco como ursos e outros animais, você está entrando em sua casa, então você não pode culpá-lo por estar interessado em você.
Para evitar sanguessugas, você basicamente deseja limitar o acesso delas à sua pele sempre que possível. Enfiando o seu calças de caminhada em seu longo meias de caminhada e sua camisa em suas calças pode reduzir isso, mas um bom par de meias anti-sanguessuga
é o melhor caminho a percorrer. Eles podem parecer grandes jacarés – ou calças adequadas para o circo – mas fornecem a melhor proteção contra esses sugadores de sangue. Além do mais, se você tiver uma sanguessuga subindo por sua perna, geralmente poderá identificá-la cedo e removê-la.
Você pode criar seu próprio repelente se não tiver o equipamento adequado usando Deet ou repelente de insetos em suas roupas dobradas para dissuadi-los. As sanguessugas também não gostam de tabaco, e você pode criar um spray de tabaco esmagando as folhas na água e borrifando-o em seu corpo, embora possa achar isso tão repelente quanto as sanguessugas. A melhor opção é verificar regularmente se há sanguessugas e tentar evitar dar um mergulho refrescante em piscinas de aparência esquálida, não importa o quão quente você esteja.

Como remover uma sanguessuga
Então você encontrou uma sanguessuga em você. Bem, isso é péssimo, mas se você agir rapidamente e removê-lo corretamente, ficará bem.
- Identifique a ventosa/boca anterior da sanguessuga, que geralmente fica na extremidade mais estreita do animal.
- Use um objeto plano e pontiagudo - de preferência um cartão de crédito ou outra ferramenta semelhante, embora uma unha seja suficiente - e deslize lenta mas firmemente a borda entre a ventosa e a pele.
- Assim que a sucção for interrompida e a cabeça da sanguessuga se soltar, agarre o corpo com os dedos para desalojar a ventosa posterior - ou cave embaixo dela com seu implemento plano e largo - e então jogue essa coisa o mais forte e longe que puder! Ou, na verdade, apenas jogue-o de volta na água com cuidado - por mais horríveis que sejam, as sanguessugas são apenas mais uma das criaturas da Terra e não significam nenhum dano pessoal a você.
As sanguessugas geralmente se alimentam por meia hora ou mais e, uma vez cheias, geralmente caem sozinhas. Se você não tiver outros meios de remoção, pode sempre deixá-lo se alimentar - embora talvez não se houver muitos deles.
Assim que a sanguessuga estiver desligada, limpe a picada com água e um anti-séptico. Seque a área e limpe novamente — de preferência com água oxigenada, que pode reduzir os efeitos do anticoagulante.

Como não remover uma sanguessuga
As pessoas removem sanguessugas de várias maneiras, sendo a mais comum com um golpe e/ou agarramento aterrorizado antes que a razão se instale. Se você arrancar uma sanguessuga de sua pele, corre o risco de fazê-la vomitar bactérias potencialmente sangue cheio, como mencionado antes.
Outras técnicas de remoção de sanguessuga comuns, mas desaconselháveis, incluem queimá-la com uma chama ou com as brasas de um charuto ou cigarro ou despejar sal ou vinagre sobre o animal. Essas abordagens eliminam a sanguessuga, mas aumentam o risco de infecção para você e são desnecessariamente cruéis com o animal.