Como usar e aplicar o bálsamo de barba da maneira certa em 6 etapas fáceis

A maioria das coisas boas da vida exige algum esforço e manter uma barba bem cuidada e digna de admiração não é exceção. É verdade que deixar a barba crescer pode parecer mais fácil do que fazer a barba todos os dias, mas a manutenção adequada da barba requer disciplina e cuidados consistentes.

Felizmente, produtos como o bálsamo de barba ajudam a fornecer uma base para a preparação da barba. Um bálsamo de qualidade serve a uma variedade de funções, como discutiremos neste post sobre como usar (e aplicar) bálsamo de barba.

Os melhores bálsamos, como o Bálsamo e condicionador de barba Honest Amish são um recurso inestimável para incluir em seu arsenal de cuidados.





Embora não haja nada muito complicado sobre como aplicar e usar o bálsamo de barba, existem maneiras de usá-lo que maximizam seus benefícios enquanto fazem sua barba parecer e se sentir melhor. Vejamos as etapas envolvidas no processo:

Conteúdo
  • Aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente antes de usar um bálsamo de barba
  • Como aplicar o bálsamo na barba (um guia simples e ilustrado)
  • Com que frequência devo usar bálsamo de barba?
  • Por que usar bálsamo de barba? Porque traz muitos benefícios
  • Bálsamo para barba, óleo para barba, cera para barba – qual é a diferença?
  • Conclusão
  • Aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente antes de usar um bálsamo de barba



    Como usar um bálsamo para barba de uma maneira que maximize seus benefícios inclui uma variedade de fatores.

    Por um lado, recomendamos o uso de bálsamos que incluem ingredientes totalmente naturais em vez de sintéticos.

    Ingredientes sintéticos – como selantes – podem irritar a pele do rosto e danificar os folículos da barba.





    Bálsamos que contêm ingredientes naturais e selantes como manteiga de karité , lanolina e cera de abelha ajudarão a manter a barba no lugar, suavizar os pelos da barba e reduzir a irritação da pele.

    Um bom bálsamo também hidrata a pele e a barba sem selar a secura ou tornar a barba quebradiça e propenso a pontas duplas e quebra. Se a sua barba for irregular ou fina, um bálsamo que contenha manteiga de karité é uma boa escolha, pois ajuda os pelos da barba a parecerem mais grossos.

    Por que o comprimento da sua barba é importante quando você aplica bálsamo

    O bálsamo de barba é mais espesso do que a maioria dos outros produtos para barba, o que é fácil de dizer apenas olhando para ele.

    Por ser mais grosso, o bálsamo de barba – em geral – funciona idealmente em barbas mais grossas e longas. Por mais longo, queremos dizer quando os folículos da sua barba têm pelo menos 1,5 polegadas de comprimento.

    Uma das razões pelas quais o comprimento da barba é que quanto mais grossa e longa a barba, mais você precisa de um produto que forneça uma fixação firme.

    Isso não quer dizer que o bálsamo de barba não é tão eficaz em barbas mais curtas, no entanto.

    Longe disso.

    O bálsamo oferece muitos dos benefícios do óleo de barba – como fornecer umidade e aliviar a coceira da barba – e a manteiga de karité encontrada na maioria dos bálsamos fornece uma fixação superior, independentemente do comprimento da barba.

    Em geral, no entanto, o bálsamo de barba é o seu produto preferido quando sua barba fica parecida com um matagal, mais propensa a cabelos soltos e mais difícil de domar quando você procura um visual esculpido.

    Mas posso usar bálsamo de barba e óleo de barba juntos?

    Há algum debate entre os especialistas em higiene sobre se é aconselhável usar bálsamo e óleo de barba juntos.

    Alguns dizem que você deve usar um ou outro, mas não os dois, enquanto outros dizem que uma combinação de bálsamo e óleo oferece um poderoso golpe duplo que é difícil de superar. Então, vamos deixar você decidir se eles podem trabalhar juntos, mas aqui está como usar óleo de barba e bálsamo juntos.

    • Comece aplicando óleo de barba logo após terminar o banho. A quantidade a aplicar depende do comprimento e da espessura da barba mas, em geral, algumas gotas devem ser suficientes no início. Você sempre pode aplicar mais, se necessário.
    • Depois de esfregar o óleo entre os dedos e massageá-lo na barba (e até a pele por baixo), use uma escova de barba de qualidade – de preferência com cerdas de javali – ou pente de barba para distribuí-lo uniformemente pelos pêlos faciais. As cerdas de uma escova de barba penetram em todas as camadas da barba enquanto esfoliam a pele para se livrar das células mortas da pele. Um pente massageará a pele sob a barba e estimulará uma melhor circulação sanguínea nessa área do rosto.
    • Seu próximo passo é aplicar bálsamo de barba na barba e no bigode. Passe o bálsamo pela barba com os dedos e, em seguida, use uma escova de barba ou pente para distribuí-lo uniformemente. O bálsamo adiciona umidade adicional e doma os pelos soltos da barba e do bigode, e ainda adiciona um toque de brilho.

    Outra maneira de usar óleo de barba e bálsamo em sua barba é usar um de manhã e outro na hora de dormir. O bálsamo de barba oferece uma ótima solução para quando você acorda com a barba na cama - você sabe, aquela com amassados ​​​​de travesseiro e cabelos rebeldes.

    Embora você também possa usar óleo de barba pela manhã, e muitos homens o fazem, você pode optar por aplicá-lo antes de ir para a cama para mantê-lo macio e hidratado enquanto dorme.

    O óleo de barba também é uma boa opção quando você vai a um encontro, porque a maioria deles vem com ótimos aromas (assim como o bálsamo de barba, embora a fragrância de um bálsamo possa não ser tão forte quanto o óleo de barba).

    Tenha cuidado para garantir que a fragrância não seja avassaladora porque A) sutil é sempre melhor, especialmente se o cheiro não for particularmente do agrado do seu par, e B) algumas pessoas têm reações alérgicas a fragrâncias , incluindo dores de cabeça.

    Se as coisas ficarem particularmente românticas (e físicas) com o seu encontro, você pode precisar usar um bálsamo pela manhã para remodelar sua barba em seu estilo original.

    Quando aplicar o bálsamo de barba é outro passo importante a ter em mente

    Existe um momento certo e errado para aplicar o bálsamo de barba? Estritamente falando, não – mas a maioria dos especialistas em cuidados masculinos dizem que aplicar seu bálsamo depois de sair do banho é o momento ideal.

    Você vai querer gentilmente tirar um pouco do excesso de umidade da barba com a toalha, mas também deve deixá-la um pouco úmida, pois isso permite que você aplique o bálsamo nos pelos faciais e na pele com mais facilidade.

    Depois de reduzir a umidade da barba para o estágio “úmido”, penteie ou escove para remover emaranhados e nós, ou pelos soltos que já caíram.

    Nota: Uma multidão de cabelos soltos não é motivo para pânico. É normal perder pelos faciais todos os dias. Se você sentir que está perdendo mais cabelo do que o normal, tente usar um pente em vez de uma escova.

    Seja qual for a ferramenta de limpeza que você usa, no entanto, faça um favor a si mesmo e use uma escova com cerdas feitas de pêlo de javali e não um pente que não seja feito à mão – como o tipo de plástico que você pode comprar em quase qualquer lugar por alguns dólares.

    Os pentes e escovas fabricados em massa geralmente causam estragos em sua barba.

    Como aplicar o bálsamo na barba (um guia simples e ilustrado)

    PASSO 1:

    como aplicar bálsamo de barba-1

    Depois de pentear a barba para se livrar dos emaranhados, é hora de pegar seu recipiente de bálsamo e começar a trabalhar.

    A primeira coisa a ter em mente é que – como acontece com muitos produtos de higiene – menos é mais ao aplicar o bálsamo, embora a quantidade de bálsamo de barba a usar possa variar de homem para homem e de barba para barba.

    PASSO 2:

    como aplicar bálsamo de barba-2

    Em qualquer caso, use o polegar ou o dedo indicador para retirar uma pequena quantidade de bálsamo, do tamanho da unha ou de uma bolinha de gude. Você pode deixar o bálsamo mais maleável antes de removê-lo da lata, esfregando o dedo indicador sobre ele em movimentos circulares até amolecer.

    ETAPA 3:

    como aplicar bálsamo de barba-3

    Em seguida, derreta o bálsamo esfregando-o entre as mãos até que tenha quase a consistência de óleo. Certifique-se de cobrir ambas as palmas das mãos e todos os dedos.

    PASSO 4:

    como aplicar bálsamo de barba-4

    Você também quer ter certeza de que o bálsamo atinge sua pele enquanto o aplica.

    Você não precisa dobrar os dedos como uma garra para “cravar” o bálsamo em sua pele, mas mantenha os dedos retos e esfregue profundamente.

    Usar as pontas dos dedos e as unhas para esfregar o bálsamo como se estivesse coçando o rosto pode danificar os pelos da barba e causar pontas duplas.

    PASSO 5:

    como aplicar bálsamo de barba-5

    Para aplicar o bálsamo, comece na base da barba e suba até as costeletas, certificando-se de que todas as áreas e pelos da barba sejam revestidos com o bálsamo.

    Você pode usar o excesso de bálsamo que sobrou em suas mãos de várias maneiras, inclusive como loção ou hidratante corporal, se assim o desejar.

    Alguns homens até o usam para hidratar suas tatuagens (um passo importante para manter suas tatuagens com aparência fresca e colorida).

    PASSO 6:

    como aplicar bálsamo de barba-aplicar bálsamo de barba-6

    Use um pente de barba, de preferência um de madeira, para distribuir uniformemente o bálsamo por toda a barba e, ao mesmo tempo, ajudar a moldá-la no visual preferido.

    Com que frequência devo usar bálsamo de barba?

    Alguns produtos de higiene, como xampu para barba, não são destinados ao uso diário, pois podem remover os óleos naturais da pele.

    No entanto, esse não é o caso do bálsamo de barba, e a questão de quantas vezes usar um bálsamo de barba não é nada complicada: você pode e deve usá-lo diariamente.

    Afinal, o bálsamo ajuda a hidratar a barba e a pele do rosto, o que resolve a questão de roubar a pele dos óleos necessários e manter a barba macia e gerenciável.

    A frequência com que você usa um bálsamo também pode depender de sua necessidade individual, do comprimento de sua barba, de sua motivação e assim por diante. Mas uma aplicação diária de bálsamo melhorará, e não prejudicará, a saúde geral da sua barba.

    Por que usar bálsamo de barba? Porque traz muitos benefícios

    Já abordamos alguns dos benefícios do bálsamo de barba enquanto discutimos como usá-lo e aplicá-lo. Mas nunca é demais dar uma olhada mais profunda. Veja algumas razões pelas quais você deve usar bálsamo de barba:

    O bálsamo de barba ajuda a suavizar os bigodes secos e quebradiços

    Muitas vezes você ouvirá o balm de barba ser chamado de condicionador sem enxágue, porque ele tem as mesmas funções dos condicionadores para o seu cabelo, ou seja, condiciona, hidrata, suaviza e ajuda a modelar sua barba.

    Todos são essenciais para manter uma barba bem cuidada, e não menos importante é suavizar os folículos faciais.

    O bálsamo é um dos melhores produtos para suavizar a barba, evitando que ela fique seca e com frizz. Também ajuda a evitar pontas duplas que podem afetar negativamente a aparência da sua barba e sua saúde geral.

    Os óleos transportadores e a manteiga usados ​​para fazer bálsamos de barba trabalham juntos para manter sua barba macia e com aparência saudável.

    O óleo transportador vem de vários tipos de plantas, incluindo jojoba, que replicam de perto o óleo de sebo enquanto compensam sua perda.

    Se a sua pele é frequentemente seca, ou se você vive em um clima frio ou seco, você pode ter dificuldade em acompanhar o esgotamento natural de óleo de sebo da sua pele.

    O bálsamo de barba é uma boa arma para se ter na luta contra a barba

    Não há motivo para ficar alarmado se você notar flocos brancos, secos e irritantes em sua barba e na pele por baixo quando você deixa a barba crescer.

    Afinal, a barba é uma ocorrência comum, embora seja uma fonte de agravamento para muitos homens.

    A caspa acontece, em parte, quando os folículos da barba esgotam seu suprimento de óleo de sebo, que é produzido naturalmente pela sua pele e mantém as coisas lubrificadas.

    Quanto mais longa sua barba ficar, maiores serão suas chances de ter barba porque seus folículos precisam de mais óleo e umidade para acompanhar o comprimento da barba.

    Felizmente, o bálsamo de barba contém manteiga e óleo transportador, entre outros ingredientes, que servem para hidratar a barba e manter a barba afastada. Ambos contêm ingredientes que se assemelham e imitam o óleo de sebo.

    O bálsamo de barba ajudará a eliminar a coceira que está deixando você louco

    A coceira na pele embaixo da barba pode ocorrer a qualquer momento, mas especialmente durante os estágios iniciais de crescimento.

    A coceira pode se tornar tão insuportável que alguns homens decidem abortar a missão e se barbear.

    Mas não há necessidade de tomar medidas tão drásticas, senhores, porque um produto como bálsamo para barba trata sua pele, não apenas seus bigodes.

    De fato, as manteigas usadas para fazer bálsamo de barba proporcionam hidratação duradoura, enquanto a cera de abelha fornece uma camada adicional de proteção que sela a umidade na pele e no cabelo.

    O bálsamo de barba irá ajudá-lo a manter os pelos da barba afastados

    Embora o bálsamo de barba não tenha o poder de fixação da cera de barba, ele fornece uma fixação decente e é adequado para uso como um gel de modelagem leve.

    Alguns homens usam gel de cabelo na barba, pensando que vai dar o mesmo tipo de fixação, mas o fato é que o cabelo da barba e o cabelo do couro cabeludo são duas coisas diferentes.

    Muitos géis capilares contêm produtos químicos que podem danificar e irritar a pele do rosto e diminuir a umidade, o que não os torna uma alternativa atraente ao bálsamo de barba.

    Além disso, o cabelo da sua barba tem uma textura diferente, então o gel de cabelo não fornecerá nada perto da firmeza que fornece ao cabelo no topo da cabeça.

    Mas, para ser claro, sua “segurança” não é o principal ponto de venda do bálsamo de barba.

    Graças à cera de abelha, no entanto, ela pode ajudar a manter os pelos rebeldes da barba e seu estilo de barba preferido no lugar. Se você já se perguntou como a construção complexa de uma colméia permanece no lugar sem desmoronar, basta olhar até a cera de abelha.

    A coisa é forte.

    Outro benefício do bálsamo de barba é que ele dá à sua barba um brilho saudável – mas não tanto que sua barba fique brilhante como um topete –eajuda a adicionar volume aos seus bigodes.

    Cansado daqueles nós e emaranhados na sua barba? Experimente o bálsamo de barba

    Se você tem uma barba de comprimento normal ou mais, conhece a sensação de passar uma escova ou pente pelos bigodes que ficaram com nós ou emaranhados. Não é uma experiência agradável, a menos que você goste desse tipo de coisa.

    Mas, como ajuda a suavizar a barba e torná-la mais flexível, o bálsamo para barba pode eliminar emaranhados e eliminar o desconforto potencial de estilizar sua barba.

    Como cheira é outra razão para amar bálsamo de barba

    Nem todos os bálsamos de barba compartilham o mesmo cheiro, mas a maioria deles cheira muito bem.

    Os óleos essenciais fornecem a maior parte do aroma de um bálsamo e vêm em uma ampla variedade de aromas - tudo, desde fragrâncias amadeiradas a hortelã-pimenta, bem, você escolhe.

    A manteiga de karité e cacau usada para fazer bálsamo para barba também tem um cheiro próprio, embora seja menos perceptível do que os óleos essenciais.

    Os bálsamos da mais alta qualidade geralmente são perfumados com óleos essenciais naturais e não com ingredientes à base de produtos químicos que podem irritar a pele e deixar a barba quebradiça e seca.

    Bálsamo para barba, óleo para barba, cera para barba – qual é a diferença?

    Não se preocupe com as opções se quiser começar a usar produtos em sua barba para ajudar a deixá-la com a melhor aparência.

    Existem vários tipos de produtos que você pode usar, incluindo bálsamo para barba, que lida com tudo, desde limpar a barba (como xampu para barba) até mantê-la no lugar.

    Bálsamo de barba, óleo de barba e cera de barba podem servir a propósitos semelhantes, mas são produtos decididamente diferentes.

    Vamos dar uma olhada em cada produto, incluindo sua finalidade, ingredientes e vantagens.

    Bálsamo de barba

    Muitas vezes você ouvirá o bálsamo de barba descrito como o filho do “óleo e cera”.

    A principal razão para isso é que o bálsamo combina os ingredientes condicionadores do óleo com a fixação de uma cera. O bálsamo é como colocar cera e óleo no liquidificador e misturá-los.

    A maioria dos bálsamos para barba inclui cera de abelha e manteiga – geralmente manteiga de karité ou cacau.

    Tem a consistência de um bálsamo labial ou cera de cabelo mais leve e vem em uma pasta fácil de moldar nas mãos antes de aplicá-la na barba.

    A lista de ingredientes de um bálsamo de barba também inclui óleos essenciais e transportadores, daí as semelhanças com o óleo de barba.

    Mas enquanto o óleo de barba condiciona e hidrata sua barba, o bálsamo de barba tem o benefício adicional de ajudar a manter o “estilo” de sua barba no lugar depois de modelá-la com uma escova ou pente.

    A cera de abelha mantém o bálsamo em um estado sólido e fornece um pouco de fixação que ajuda a separar o bálsamo.

    O bálsamo não tem o mesmo poder de fixação que a cera de barba, mas pode domar aqueles pêlos rebeldes que se destacam como um polegar dolorido em uma barba bem esculpida. Quanto mais cera de abelha um bálsamo tiver, mais forte será sua fixação.

    A cera de abelha também ajuda a reter a umidade, o que é útil quando a barba fica mais longa e seus folículos esgotam os óleos naturais da pele.

    A manteiga usada para fazer bálsamos ajuda a fornecer a umidade necessária à barba e à pele por baixo dela, além de facilitar a propagação do bálsamo.

    A manteiga de karité, por exemplo, pode reduzir as rugas da pele e, ao mesmo tempo, amaciá-la. Por sua vez, isso leva a menos coceira e pele irritada e seca.

    A manteiga de cacau tem um propósito semelhante no bálsamo que a manteiga de karité, ou seja, hidrata e cura a pele irritada. Você também encontrará manteiga de aloe em muitos bálsamos e também hidrata a pele enquanto cura a irritação.

    Como mencionado, muitos especialistas em cuidados masculinos dizem que o bálsamo de barba funciona melhor em barbas mais longas e grossas. Mas você pode usar bálsamo em barbas mais curtas por causa de suas qualidades hidratantes.

    Óleo de barba

    A principal diferença entre o óleo de barba e o bálsamo de barba é que o óleo não fornece “segurança”, mas nutre sua barba enquanto a torna mais suave e macia ao toque.

    Um óleo de barba de qualidade penetra profundamente ao longo do eixo do folículo da barba – até a raiz e a pele.

    Se sua barba coça, uma ocorrência comum nos estágios iniciais de seu crescimento, mas também a qualquer momento quando sua pele fica seca e irritada, o óleo de barba é o seu produto preferido. O óleo também é uma boa opção quando você deseja suavizar a barba e torná-la menos rebelde.

    O óleo de barba consiste em óleos essenciais e transportadores que, entre outras coisas, ajudam a manter a barba.

    Os óleos essenciais fornecem nutrientes e minerais adicionais que ajudam a saúde geral da sua barba e fornecem seu perfume, enquanto os óleos transportadores lidam com o trabalho pesado de hidratar e suavizar sua barba.

    Os óleos de barba podem variar muito em aroma, dependendo do tipo de óleo encontrado em sua lista de ingredientes.

    No entanto, é importante ser criterioso na quantidade de óleo de barba que você aplica. O excesso de óleo pode deixar sua barba gordurosa, o que provavelmente não é a aparência que você deseja.

    O óleo de barba funciona em qualquer comprimento ou estilo de barba, embora geralmente seja mais eficaz em barbas curtas. Os bálsamos podem pesar em uma barba mais curta e podem não valer o seu dinheiro se sua barba estiver em estágio inicial.

    Enquanto o óleo de barba proporciona uma sensação mais leve e uma aparência mais brilhante para qualquer comprimento de barba, um bálsamo para barba pode ter um propósito semelhante em uma barba mais longa – especialmente quando se trata de fornecer umidade extra – enquanto tem a vantagem adicional de fornecer uma fixação mais firme.

    cera de barba

    Uma maneira de entender a cera da barba é compará-la com o spray de cabelo. Mulheres e homens usam spray de cabelo para manter o cabelo do couro cabeludo firmemente no lugar; a cera de barba serve para o mesmo propósito para os pelos faciais.

    Outro ponto de referência é comparar a cera da barba com a cera do bigode. Ambos têm a mesma função básica e, se você já viu um bigode de guidão preso no lugar, entende o poder de retenção da cera.

    Dito tudo isso, a cera de barba garante que os pelos rebeldes da sua barba não saiam do lugar, garantindo que você tenha uma fixação forte o suficiente para sobreviver até mesmo a ventos fortes. A cera é forte – super forte – e a cera de abelha está entre seus ingredientes mais comuns.

    Embora a cera não forneça as qualidades condicionadoras e hidratantes do bálsamo ou óleo, ela inclui óleos essenciais ricos em nutrientes e agentes hidratantes para ajudar na luta contra a coceira e o ressecamento da barba.

    Em suma, o bálsamo de barba é um produto indispensável se você realmente deseja manter sua barba saudável e com a melhor aparência.

    Conclusão

    E você? Você usa balm para barba? Qual é o seu bálsamo favorito? Como sempre, agradecemos seus comentários e sugestões e adoraríamos ouvi-lo.

    Comentários