Eu fui para a nova Escola de Condução Manual do MINI para aprender a se divertir dirigindo um stick

Em uma manhã fria no deserto em Thermal, Califórnia, no BMW and MINI Performance Center West, lembrei-me de meu irmão e meu pai. Ambos tentou me ensinar a dirigir uma transmissão manual há muitos anos. Embora ambos tenham falecido e eu me lembre deles com carinho, essas lições me fizeram não querer dirigir uma transmissão manual novamente. A Escola de Condução Manual MINI fez aprendendo a dirigir uma transmissão manual carro divertido.

E esse é o ponto. O MINI lembrou à classe que seu carros são feitos para serem divertidos de dirigir. Ele também diz que uma pesquisa recente encomendada pelo MINI sugere que quase metade dos entrevistados da Geração Z e do sexo feminino não sabem dirigir um veículo com transmissão manual, mas mais da metade deles quer aprender. Dois terços dos motoristas de 18 a 34 anos estão “ansiosos” para aprender a dirigir uma transmissão manual.

E agora há mais MINIs com transmissão manual para atender a essa demanda. A empresa está adicionando a opção de escolher uma embreagem manual em mais quatro veículos – o MINI Cooper Conversível, MINI Cooper S Conversível, MINI Cooper 4 portas Hardtop e o MINI Cooper S Hardtop. A produção desses veículos começa em 1º de março, elevando para sete o número total de modelos MINI disponíveis como manuais.





Quando perguntei se a pesquisa impulsionava as ambições do MINI de criar mais veículos com transmissão manual em sua linha, disseram-me que a pesquisa foi realizada bem depois que a empresa tomou a decisão de adicionar mais veículos manuais à sua linha. Parece que a paixão do MINI foi atendida com uma demanda que eles não entendiam completamente - um bom problema para se ter.

Se você não se sentir à vontade para dirigir um veículo com transmissão manual, pode se inscrever na MINI Manual Driving School, que custa US$ 499 para uma aula de meio período. O MINI diz: “esta escola foi projetada para dar as boas-vindas a uma nova geração de motoristas manuais, permitindo que outros aprimorem suas habilidades após anos de direção automática. A escola cria uma base para os motoristas construírem seu conforto ao dirigir veículos com transmissão manual, com um currículo que se concentra nos controles do veículo, encontrando o ponto de fricção, praticando partidas, paradas, acelerações suaves e muito mais. Ao final do curso, os participantes serão testados em um percurso cronometrado para avaliar os conhecimentos do motorista”.

Certo - mas como é a escola de condução manual e vale a pena?

A experiência da Escola de Condução Manual MINI

Depois de um interrogatório matinal sobre coisas como qual é o ponto de fricção em uma transmissão manual e como mudar de marcha, você será conduzido ao seu MINI do dia.

As coisas começam com você aprendendo qual é o ponto de atrito na embreagem. Essencialmente, o ponto de atrito é onde a embreagem conecta o motor à transmissão e o carro começa a avançar. É também onde você precisa começar a dar um pouco de gás ao carro para acelerar. É um processo mais sensível do que uma transmissão automática jamais será, mas, em última análise, uma divertida experiência de aprendizado.

Você também não conseguirá dirigir com embreagem manual na primeira tentativa. Ninguém na classe era proficiente no início do processo. Houve muitas paradas e acelerações irregulares. Você está aprendendo como o carro deve funcionar por meio da memória muscular, o que requer tempo e prática. Felizmente, os MINIs não são os mesmos carros com os quais aqueles que tiveram experiências ruins aprendendo a dirigir um stick se identificarão. Há um recurso de reinicialização automática caso você pare e o ponto de atrito é generoso.

Mas depois de algumas voltas literalmente deixando a embreagem engatar no ponto de fricção e não parar, nossos instrutores da MINI Driving School começaram a mudar de marcha. Da primeira para a segunda marcha primeiro, depois para a terceira conforme nos sentimos mais confortáveis. Quem fizer o curso completo de Direção Manual do MINI também aprenderá sobre frenagem de emergência com um veículo manual.

Quando terminei a escola de meio período, estava essencialmente fazendo contra-relógio contra mim mesmo ao longo do curso. O que não aprendi com a família ah tantos anos atrás , os instrutores do MINI me ensinaram antes do almoço. A autoescola não trata de curar feridas de décadas, é claro, mas talvez seja melhor ter profissionais ensinando algo complicado.

Aprender a dirigir um veículo de transmissão manual é assustador. Há muito o que acompanhar. Onde nos tornamos mimados pela experiência de direção automática de dois pedais, o MINI nos lembra que dirigir um carro pode ser alegre e emocionante.

Minhas primeiras experiências aprendendo a “dirigir com a alavanca” não foram ótimas. Curiosamente, muitos em minha classe tiveram experiências semelhantes: pais, irmãos ou parceiros que foram muito duros com eles durante o processo de aprendizado ou os fizeram sentir-se inadequados por não entenderem rapidamente. Compartilhamos nossas histórias uns com os outros, desviamos o olhar com olhares tristes e muitas vezes dissemos: “mas isso foi divertido!”

E esse é o ponto.

Comentários

notícias automáticas,bmw,condução,experiência de condução,mini,premium