
Para a maioria das pessoas, o açúcar é o único adoçante que usam ao fazer suas copo de chá ou xícara de café , assar e, às vezes, cozinhar. Na verdade, estima-se que os americanos usem uma média de 22 colheres de chá de açúcar adicionado diariamente.
Conteúdo- O que é estévia?
- Usos da estévia
- Benefícios para a saúde da estévia
- Efeitos colaterais e riscos da estévia
- A estévia é um dos substitutos do açúcar mais saudáveis?
Embora o açúcar esteja naturalmente disponível em grãos, laticínios, vegetais e frutas, o açúcar refinado tem uma reputação agridoce, principalmente quando se trata de saúde. Consequentemente, muitas pessoas optam por encontrar substitutos naturais e saudáveis para o açúcar por uma série de razões, incluindo a redução da ingestão de calorias.
Um adoçante que entrou em cena nos últimos anos é a estévia. Stevia pode ser usado para adoçar o seu bebidas , cereais e muito mais. Como a estévia é relativamente nova no mercado e em nossos paladares, não ouvimos muito da comunidade de saúde sobre se esse novo adoçante é seguro ou não, pelo menos até recentemente. Encontramos conselhos de especialistas para ajudá-lo a entender os benefícios e riscos desse adoçante natural.
O que é estévia?

O nome científico completo da Stevia que vemos nas prateleiras dos supermercados é Stevia rebaudiana (Bertoni). Stevia é um adoçante natural extraído das folhas da planta Stevia. A planta faz parte da família do girassol, e existem mais de 150 espécies da estévia, nativa do Paraguai, que hoje são cultivadas e utilizadas em todo o mundo .
A estévia é sobre 200 a 300 vezes mais doce que a sacarose (açúcar), mas não contém ingredientes artificiais, calorias e carboidratos. No entanto, nem todo mundo gosta de seu sabor - algumas pessoas dizem que tem gosto de metanol por causa de seu sabor amargo. A estévia é doce por causa de um componente que contém chamado glicosídeos. Ele contém oito glicosídeos diferentes. Os glicosídeos mais comuns são:
- Esteviosídeo
- Esteviolbiosídeo
- Rebaudiosídeos A, C, D, E e F
- Dulcoside A
Dos oito glicosídeos, o esteviosídeo e o rebaudiosídeo A são os mais abundantes.
A partir de 2018, o FDA declarou os extratos de folhas de estévia como geralmente reconhecido como seguro (GRAS). Em 2019, a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos também não encontrou preocupações de segurança em relação estévia . Vá em frente e delicie-se com este novo adoçante do qual você pode se sentir livre de culpa!
Usos da estévia

A estévia está disponível em misturas e extratos puros, que podem ser pós ou líquidos. Você pode usá-lo como usaria açúcar refinado - simplesmente polvilhe-o em seu cereal favorito ou adoce suas bebidas com ele. Como alternativa, use gotas de estévia em seu café, smoothies, iogurte ou água para adicionar sabor. Você também pode cozinhar com Stevia – só não use muito. Algumas marcas oferecem um gráfico de conversão para auxiliar nas substituições em seu receitas . Certifique-se de verificar a proporção de açúcar para Stevia no rótulo do produto antes de adicioná-lo aos seus pratos salgados.
Ao assar com Stevia, não espere obter os mesmos resultados que obteria com o açúcar. Isso porque o adoçante não tem as mesmas propriedades químicas do açúcar. A estévia criará uma textura diferente para o seu pão, biscoitos e bolos do que o açúcar.
Hoje, mais de 5.000 produtos alimentícios e bebidas usam estévia como ingrediente. Alguns exemplos típicos incluem doces, pães, iogurtes, molhos, sobremesas, sorvetes, refrigerantes e gomas de mascar. Você encontrará até produtos Stevia de marca, como Truvia, EverSweet, Pyure Organic e SweetLeaf. Ao comparar esses produtos, como Truvia x Stevia, você verá que não são todos iguais. Por exemplo, Truvia contém Stevia, mas é extraído de suas raízes, não das folhas. Também possui outros ingredientes, como aromatizante natural e eritritol.
Benefícios para a saúde da estévia

Como substituto do açúcar de mesa, os adoçantes Stevia podem oferecer diversos benefícios à saúde. De acordo com FoodData Central (FDC) , é um adoçante sem calorias, tornando-o uma opção melhor do que a sacarose rica em calorias. Os componentes de sabor doce da Stevia ocorrem naturalmente, e isso a qualifica como uma alternativa saudável para perda de peso e controle do diabetes. Estudos revelaram que tem nenhum efeito sobre a glicemia em pacientes diabéticos, permitindo-lhes consumir uma variedade de opções de alimentos do que antes.
Na dieta americana, o açúcar adicionado representa 16% das calorias totais , e esse alto percentual contribui para a obesidade e sobrepeso. O açúcar Stevia contém quase zero calorias, tornando-o uma opção ideal para adicionar à sua dieta para perda de peso. É até aprovado pelo ceto - sinta-se à vontade para usá-lo em chá, café e assados em casa.
A estévia também é uma opção saudável para os pais que não querem que seus filhos consumam adoçantes artificiais. O excesso de calorias e açúcares são causas comuns de obesidade infantil e problemas de peso. Hoje, os pais têm opções ilimitadas de alimentos menos calóricos, desde doces a refrigerantes, graças à estévia.
Como a maioria dos alimentos à base de plantas, Stevia contém vitaminas, minerais e antioxidantes tornando-o um adoçante sem açúcar especialmente saudável.
Efeitos colaterais e riscos da estévia

De acordo com a FDA , extratos refinados de estévia, como Reb A, são seguros para consumo humano, inclusive para crianças e gestantes. Isso significa que eles podem ser usados em produtos sem apresentar nenhum risco.
Você não deve se preocupar em experimentar efeitos colaterais, desde que use Stevia altamente purificada. Além disso, lembre-se de usá-lo com moderação. A ingestão diária aceitável (IDA) é de 4 miligramas (mg) por quilograma (kg) de peso corporal. No entanto, se você é alérgico a álcool de açúcar , cuidado com os produtos Stevia que o contêm como ingrediente. álcool de açúcar sensibilidade pode levar a diarreia, náusea, inchaço e cólicas abdominais.
O uso indevido de produtos Stevia pode levar à desidratação, fadiga, dores de cabeça, constipação, náusea, superaquecimento, alterações de humor, baixo nível de açúcar no sangue e baixa hipertensão arterial. Também vale a pena notar que os glicosídeos de esteviol são um tipo de esteróide, portanto podem interferir nos hormônios do sistema endócrino, conforme revelado em um estudo de 2016 .
A estévia é um dos substitutos do açúcar mais saudáveis?

Geralmente, Stevia não é ruim se você usá-lo conforme recomendado. Lembre-se de que é mais doce que o açúcar de mesa - você precisará ter cuidado com suas medidas durante as substituições.
Quer você prefira Stevia em pó ou líquida, é vital ler os detalhes do produto no rótulo sempre que estiver usando. Você pode adicionar este adoçante não nutritivo às suas bebidas e refeições sem sacrificar o sabor. Em muitos produtos alimentícios, está listado na lista de ingredientes como Rebaudiosídeo A (Reb-A), glicosídeo de esteviol ou esteviosídeo.
Você também pode cultivar a planta Stevia em sua horta e usar suas folhas para adoçar suas bebidas e alimentos. Algumas pessoas preferem a folha inteira de estévia e até afirmam que é uma alternativa segura à sua contraparte altamente refinada.
Embora a estévia seja um substituto ideal do açúcar, os pesquisadores ainda não compreendem toda a gama de efeitos colaterais e riscos associados a ela. A revisão de 2017 das complicações e resultados de saúde da estévia concluíram que não foram feitos estudos suficientes para fazer um julgamento informado. Ao usá-lo, é crucial aderir às diretrizes fornecidas.