Os melhores alimentos para a saúde da próstata

Embora possa não ser um tópico de conversa na mesa de jantar ou com seus amigos no trabalho, cuidar da saúde da próstata não deve ser algo que você adie até que se torne um problema. Problemas de próstata são extremamente comuns após os cinquenta anos. Por exemplo, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde





, 50% dos homens com mais de 50 anos têm hiperplasia prostática benigna, ou próstata aumentada, uma condição que pode levar ao espessamento da parede da bexiga, incontinência urinária e retenção urinária.

Conteúdo

Mesmo que seus 50 anos estejam a décadas de distância, os homens mais jovens podem tomar medidas para prevenir e retardar o aumento da próstata, consumir alimentos ricos em vitaminas , minerais e antioxidantes conhecidos por apoiar a saúde da próstata. Esses tipos de alimentos reduzem a inflamação , melhoram a circulação, minimizam os danos oxidativos e apoiam a produção saudável de hormônios, ajudando a proteger contra a hiperplasia prostática benigna e o câncer de próstata. Continue lendo os melhores alimentos para comer para sua próstata e comece a controlar sua saúde futura.

Peixe gordo

  Um filé de salmão cru com ervas.

Peixes gordurosos, como salmão, atum, sardinha, arenque, truta e cavala, contêm ácidos graxos ômega-3, que reduzem a inflamação e podem retardar a progressão do aumento da próstata. Existe até alguma evidência apontando para a capacidade dos ácidos graxos ômega-3 de reduzir o tamanho do tumor em casos de câncer de próstata.





Tomates

  Tomates na videira.

Os tomates são uma das melhores fontes de licopeno, um carotenóide que protege as células contra os danos oxidativos dos radicais livres. Licopeno foi encontrado para retardar a progressão da hiperplasia prostática benigna e níveis mais baixos de antígeno específico da próstata (PSA), um marcador de inflamação prostática e risco de câncer de próstata. A absorção de licopeno é aprimorada por gorduras saudáveis, então combine seu consumo de tomate com abacate, nozes, peixes gordurosos ou azeite para maximizar os benefícios. Outras boas fontes dietéticas de licopeno incluem melancia, toranja rosa, mamão e goiaba. Os tomates também contêm selênio, outro mineral associado à melhoria da saúde e função da próstata. Uma xícara de tomate tem 55mg (61% RDI) de vitamina C.

Sou

  Tofu de soja fatiado sobre uma tábua de madeira.

Às vezes, a soja tem uma má reputação por causa dos fitoestrógenos que contém, mas esses mesmos compostos também a tornam particularmente protetora contra problemas de próstata, pois conferir propriedades antioxidantes e pode ajudar a regular os níveis hormonais e a renovação celular saudável. Por exemplo, as isoflavonas, um tipo de fitoestrógeno, Tem sido mostrado potencialmente reduzir o risco de câncer de próstata em 20%. Esses compostos também são encontrados em algumas leguminosas, como feijões e lentilhas. Considere trocar uma proteína animal por tofu, tempeh ou legumes para apoiar a saúde da próstata.

Brócolis

  Uma tigela de brócolis fresco sobre uma mesa.

O brócolis costuma ser considerado o rei quando se trata dos vegetais mais saudáveis. Junto com outros vegetais crucíferos como couve, couve de Bruxelas e couve-flor, brócolis é embalado com vitamina C . Uma xícara de brócolis fornece 81 mg de vitamina C e, como o brócolis é um alimento rico em nutrientes e de baixa caloria, cada porção de 200 calorias fornece incríveis 525 mg ou 583% do RDI de vitamina C. As couves de Bruxelas são ligeiramente mais altas em calorias, mas também repleto de vitamina C. Cada xícara de couve de Bruxelas contém 107% da ingestão diária recomendada de vitamina C. Vegetais crucíferos também são boas fontes de fibras, folato e E e K. Pesquisar mostra que os compostos desses vegetais, conhecidos como glucosinolatos, podem reduzir o risco de câncer de próstata, assim como de cérebro, sangue, ossos, cólon, estômago, fígado, pulmão, boca, pâncreas, entre outros. Os vegetais crucíferos podem ser apreciados cozidos no vapor, assados, grelhados, picados em saladas ou temperados levemente e depois cozidos em uma fritadeira.

Chá verde

  Chá verde de folhas soltas em uma xícara de chá ao lado de chá de folhas soltas em uma colher.

O chá verde é frequentemente chamado de superalimento, com evidências demonstrando inúmeros benefícios à saúde, desde melhorar a memória e aumentar o metabolismo até reduzir o risco de câncer. Na verdade, pesquisar encontrou uma relação inversa entre o consumo de chá verde e o risco de câncer de próstata, de modo que o risco de câncer cai de forma linear para cada xícara de chá verde consumida por dia. Muitos dos benefícios do chá verde devem-se aos antioxidantes e polifenóis que contém, que reduzem a inflamação no corpo e apoiam o sistema imunitário e a saúde celular. Por exemplo, a epigalocatequina-3-galato (EGCG), um composto antiinflamatório particularmente potente do chá verde, ajuda a proteger os ácidos graxos das células contra danos oxidativos e inibe a produção de citocinas pró-inflamatórias. Considere trocar sua xícara de café matinal por chá verde ou adicionar uma xícara no meio da manhã para aumentar a energia.





Nozes e sementes

  Nozes e sementes em cestas em um mercado ao ar livre.

Nozes e sementes podem ser benéficas para a saúde da próstata, devido às suas gorduras, minerais e vitaminas saudáveis ​​e anti-inflamatórias. Sementes de abóbora, sementes de abóbora, sementes de gergelim, castanha do Brasil, nozes e amêndoas são consideradas os mais potentes protetores da próstata, principalmente devido ao seu alto teor de zinco. Zinco foi encontrado





para reduzir o risco de aumento da próstata, bem como câncer de próstata. Sementes e nozes, como nozes, também possuem vitamina E, um antioxidante que pode reduzir os danos dos radicais livres, reduzir a inflamação e melhorar a função imunológica. Tente adicionar sementes e nozes ao iogurte, cereal matinal, saladas ou bolas de proteína caseiras .

Pimentões

  Pimentão vermelho, verde e amarelo.

Os pimentões são uma das fontes mais ricas de vitamina C, um antioxidante que pode ajudar a eliminar os radicais livres e prevenir danos oxidativos. Isso também suporta o sistema imunológico e reduz a inflamação sistêmica. Os pimentões vermelho, amarelo e laranja são particularmente ricos em vitamina C; além disso, eles contêm vitamina A, beta-caroteno e licopeno, que ajudam a regular a inflamação suprimindo as células T auxiliares pró-inflamatórias e suprimindo a expressão de genes para diferentes citocinas inflamatórias.

Cogumelos Asiáticos

  Uma tigela de vime de uma variedade de cogumelos frescos.

Estudos descobriram que o consumo de cogumelos asiáticos, como shiitakes, está inversamente associado ao risco de câncer de próstata. Tente refogar cogumelos em refogados, adicioná-los crus a saladas ou assá-los ou grelhar para realçar seu sabor terroso.

abacate

  Abacate fatiado com um galheteiro de óleo de ervas e uma rodela de limão.

Se você é um amante de torradas de abacate ou adora abacate em suas saladas ou hambúrgueres, está com sorte. Esta fruta nutritiva é embalada com gorduras saudáveis ​​anti-inflamatórias, vitamina E antioxidante, fibra e beta-sitosterol, um esterol vegetal que minimiza os sintomas urinários associados à hiperplasia prostática benigna. Os abacates são recheados e versáteis, úteis em tudo, desde pratos salgados a sobremesas saudáveis.

Suco de romã

  Romã e suco de romã em cima de uma tábua de madeira.

As romãs têm sementes semelhantes a joias embaladas com suco rico em antioxidantes. Existe até algum evidência sugerir que o suco de romã pode inibir o crescimento do tumor no câncer de próstata.

Comentários

saúde,informativo,nutrição,premium,câncer de próstata