Esses 11 benefícios da corrida são realmente apoiados pela ciência

O condicionamento físico não precisa ser um esforço em suas finanças para começar a ter um impacto positivo em sua saúde geral. Uma das formas mais acessíveis vem da atividade que você verá em quase qualquer vila ou cidade na maioria dos países do mundo, em qualquer dia, e por acaso está funcionando. Afinal, a corrida é uma das formas de exercício mais populares, nomeadamente porque pode fazê-lo praticamente em qualquer lugar. Na verdade, de acordo com Statista





, em 2017, quase 56 milhões de adultos participaram de corrida/jogging e corrida em trilha apenas nos Estados Unidos.

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Não é de admirar que o esporte de corrida tenha uma base de fãs tão ávida de milhões de corredores dedicados em todo o mundo. Às vezes o a parte mais difícil é apenas começar , mas uma vez que você supera o desconforto inicial, correr tem alguns benefícios surpreendentes que melhoram sua saúde física e mental, melhorando seu bem-estar geral.

Desde melhorar a saúde do coração e dos pulmões e reduzir o risco de várias doenças até melhorar o humor e a autoconfiança, a corrida traz inúmeros benefícios, e é por isso que ela atrai quase todo mundo. Continue lendo para ver quais benefícios da corrida ressoam com você e o inspiram a amarrar seus tênis de corrida e pegar a estrada, pista, esteira ou trilha.





Benefícios da corrida

A lista de benefícios da corrida é extensa, abrangendo desde a melhoria cardiovascular fitness para reduzir o estresse. Aqui estão alguns dos principais benefícios:

#1: Correr melhora a saúde cardiovascular

Se você já correu para pegar um metrô, uma criança ou seu cachorro e sentiu falta de ar logo depois, provavelmente não é nenhuma surpresa que a corrida afete seu sistema cardiovascular. Sua frequência cardíaca aumenta à medida que você corre para bombear mais sangue (e, portanto, oxigênio e nutrientes) para os músculos em atividade.

Com o tempo, com uma corrida consistente, seu coração e pulmões se adaptam. Seu coração fica mais forte, permitindo que ele bombeie um volume maior de sangue por batida, e seus pulmões se tornam mais poderosos e capazes de absorver mais ar por respiração. À medida que sua eficiência cardiovascular melhora, você pode correr mais rápido com menos esforço.

#2: Correr aumenta a força muscular

  Homem correndo colinas.

Em algum momento, a maioria de nós já andou atrás de um corredor e invejou suas panturrilhas musculosas e definidas. Contanto que você esteja alimentando adequadamente seu corpo com calorias e proteínas suficientes para apoiar seu treinamento, a corrida pode ajudar a construir músculos e aumentar a força. Como um treino de corpo inteiro, a corrida fortalece as pernas, o núcleo e a parte superior do corpo.

#3: Correr aumenta a densidade óssea

numerosos estudos demonstraram que atividades de alto impacto, como correr, colocam tensões nos ossos que os estimulam a se adaptar, depositando mais minerais na matriz óssea para fortalecer a estrutura. Correr também aumenta a produção de hormônios de construção óssea no corpo, estimulando o corpo a produzir mais células ósseas e inibindo a atividade das células que quebram as células ósseas. Ossos mais fortes são mais resistentes e menos propensos a fraturas.

Nº 4: Correr melhora os marcadores de saúde

Estudos têm mostrado que a corrida consistente pode baixar a pressão arterial e a frequência cardíaca em repouso, melhoram o controle do açúcar no sangue, reduzem os triglicerídeos e reduzir o colesterol . Também pode reduzir a circunferência da cintura e o percentual de gordura corporal. Melhorar esses marcadores de saúde pode reduzir o risco de doenças e ajudá-lo a se sentir mais saudável em geral.

#5: Correr reduz o estresse

Sair e bater na calçada ou na trilha é uma ótima maneira de dissipar o estresse e a tensão. Correr pode diminuir o hormônio do estresse, o cortisol, que ajuda você a se sentir mais relaxado.

Nº 6: Correr aumenta a confiança

  Homem correndo uma corrida

Correr tem muito a ver com estabelecer metas e alcançar coisas que você não achava que eram possíveis. Como tal, correr pode ajudar a desenvolver um senso de autoeficácia e aumentar sua autoconfiança.

Nº 7: Correr queima calorias

Correr é um exercício metabolicamente exigente e queima muitas calorias. Na verdade, a corrida é um dos tipos de exercício mais eficientes quando se trata do número de calorias queimadas por minuto; portanto, se a perda de gordura ou perda de peso é o seu objetivo, a corrida pode contribuir para criar o déficit calórico necessário para queimar gordura.

#8: Correr é acessível

  Visão traseira do homem usando tênis esportivos e correndo no caminho coberto de folhas

Além de um bom par de tênis, você precisa de muito pouco equipamento para começar a correr. Dito isto, ter o equipamento certo irá mantê-lo confortável em diferentes estações. Por exemplo, você vai querer camadas mais quentes para correr no inverno e resistentes ao vento equipamento para corrida de outono .

Nº 9: Correr melhora seu humor

O “alto do corredor” não é um unicórnio fictício ou uma maravilha indescritível; em vez disso, é uma onda de endorfinas que aumentam o humor provocada por uma corrida de resistência de longa distância. Terminar uma boa corrida pode deixá-lo orgulhoso, capaz, poderoso e até eufórico, pronto para conquistar qualquer coisa que aparecer em seu caminho com uma boa atitude. Se você sofre de depressão, correr pode aliviar os sintomas e estabilizar seu humor.

Nº 10: Correr pode conectar você à natureza

  Homem correndo em bosques

No entanto esteiras certamente são ferramentas de treinamento viáveis, se você optar por correr ao ar livre, correr lhe dá a chance de se desconectar da tecnologia e das telas e se conectar com a natureza. Grande parte de nossas vidas acontece nestes dias, mas pesquisa mostra que o exercício ao ar livre, independente de quaisquer outros fatores, oferece benefícios significativos para a saúde mental em relação aos exercícios internos. Quer você encontre uma trilha arborizada tranquila ou um parque local, sair enquanto corre é uma maneira segura de absorver um pouco vitamina D e ar fresco.

Nº 11: Correr pode ser social

Existem milhares de grupos e clubes de corrida em todo o país (e no mundo) que permitem que corredores novos e veteranos se conectem e desfrutem de milhas juntos. Você pode conhecer um novo grupo de amigos e desenvolver relacionamentos que duram a vida inteira.

Dicas para começar a correr

De muitas maneiras, correr é tão simples quanto parece, e estamos inatamente programados para ter os padrões de movimento de que precisamos para correr. No entanto, começar a correr não é apenas uma questão de amarrar seus tênis de corrida e pegar a estrada - ou pelo menos não é tudo. Como a corrida é uma atividade de alto impacto, você precisa progredir lentamente e aumentar seu volume, quilometragem e velocidade ao longo do tempo. Se você não está correndo no momento, ou está apenas começando, considere as seguintes diretrizes úteis para uma introdução e iniciação seguras na corrida.

Comece caminhando

  um homem andando na rua ouvindo música

Dependendo do seu nível de condicionamento físico atual, pode ser necessário começar caminhando. Se você não estiver ativo por algum tempo, apenas caminhe na primeira semana, aumentando sua distância e velocidade a cada dia. Se você está indo à academia ou se exercitando de outras maneiras, pode começar a correr, embora muitos programas de corrida para iniciantes recomendem intercalar pausas para caminhada em sua corrida nas primeiras semanas. As pausas para caminhada dão ao coração e aos pulmões a chance de relaxar um pouco e também alterar a demanda muscular das pernas. À medida que você fica mais em forma, reduza a frequência e a duração das pausas para caminhada.

Não se esforce demais

Os músculos, ossos, tendões e ligamentos levam mais tempo para se adaptar ao estresse e ao impacto da corrida do que para o sistema cardiovascular se adaptar às demandas aeróbicas. Em outras palavras, você pode sentir que pode continuar e percorrer mais quilômetros do ponto de vista respiratório, mas deve limitar sua milhagem ao começar a correr para evitar exageros em seu corpo e correr o risco de lesões musculoesqueléticas. Muitos corredores iniciantes ficam excessivamente ansiosos e acabam afastados devido a uma lesão nas primeiras semanas de treinamento. Isso pode ser contornado com um aumento conservador e gradual na distância e na velocidade.

Prepare-se para sapatos

  Calçar tênis de corrida

Se você tiver a habilidade, é altamente recomendável visitar uma loja de corrida local para analisar sua marcha. Especialistas em calçados podem recomendar o melhores tênis de corrida para a sua biomecânica para evitar lesões.

Siga um plano

Considere seguir um plano ou programa de corrida para iniciantes para garantir que você aumente seu treinamento com segurança e eficácia.

Dê um descanso ao seu corpo

Certifique-se de ter dias de descanso adequados ou opte por exercício de baixo impacto em dias alternados para reduzir o impacto e o estresse em seu corpo enquanto você ganha força.

Correndo para todos

Independentemente de você correr por seus inúmeros benefícios à saúde ou pelo fato de ser facilmente acessível, você é um dos milhões que praticam esse esporte de lazer diariamente. Se você utilizar nossas dicas acima, com certeza colherá os frutos da corrida ao longo de toda a sua vida.

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