Trate sua mente: estes são os melhores contos já escritos

Tem sido argumentado por muitos escritores que escrever um bom conto é muito mais difícil do que escrever um conto inteiro. romance . Com o último, há muito espaço para descompactar personagem, tema e enredo. Com uma história curta, no entanto, cada palavra conta. Os melhores contos falam muito em poucas páginas.

Conteúdo

Para esse fim, há um punhado de contos que se destacam da multidão. Reconhecidamente, é difícil chamá-los de melhor histórias curtas porque a qualidade é subjetiva. Mas tenha certeza de que aqueles que você encontrará recomendados aqui são quase universalmente considerados algumas das pequenas obras mais importantes da literatura, graças a alguma combinação de seu estilo revolucionário, narrativa atemporal ou influência em quase todos os escritores que virão a seguir. Alguns deles são contos clássicos que são amados há décadas, enquanto outros são de autores atuais que ainda estão abrindo caminhos literários hoje, mas são realmente grandes contos.

O coração delator de Edgar Allan Poe

  O coração do conto.

Poucos gêneros fizeram tanto uso do formato de conto quanto o terror, e é difícil dizer que algum escritor desse tipo esteja acima de Poe. Conhecido por escrever muitas obras-primas góticas, O coração revelador é o conto mais conhecido de Poe. Narrado por um assassino cuja sanidade diminui gradualmente enquanto ele medita sobre seu crime e é assombrado pelo coração palpitante de sua vítima, esta história ajudou a estabelecer o padrão para o romantismo gótico inicial.





Ler





A Loteria de Shirley Jackson

  A loteria.

Lançado pela primeira vez no The New Yorker em 1948, A loteria é uma obra-prima de atmosfera sombria e temas preocupantes. A história de uma loteria de uma pequena vila - cujo vencedor será apedrejado até a morte - criou quase sozinho o conceito moderno de terror gótico graças à sua atmosfera sombria e ao uso de ironia perturbadora e instigante.

Ler

O papel de parede amarelo de Charlotte Perkins Gilman

  O papel de parede amarelo.

Publicado em 1892, O papel de parede amarelo é outro clássico do horror gótico do início da era moderna, embora enfatize o sofrimento psicológico sobre alguns dos elementos mais fantásticos adotados pelos colegas de Gilman. A história de uma mulher confinada em seu quarto como parte de uma cura de repouso para sua chamada histeria, à medida que o narrador cai na loucura, ela se torna cada vez mais apaixonada pela cor amarela de seu quarto. Considerada uma pedra angular da escrita feminista americana, seu comentário sobre o impacto opressivo do patriarcado permanece relevante até hoje.

Ler

O Quarto de Giovanni de James Baldwin

  John's Room.

Seguindo a linha entre conto e novela, esta narrativa semi-autobiográfica gira em torno de um jovem americano que vive em Paris, cujas afeições estão divididas entre sua namorada e um barman italiano chamado Giovanni. Este não é apenas um trabalho maravilhosamente escrito por um dos maiores pensadores, escritores e ativistas negros do século 20, mas também é muito respeitado por seu retrato aberto e complexo da bissexualidade e das relações entre pessoas do mesmo sexo.

Ler

Os Mortos de James Joyce

  O morto.

O capítulo mais conhecido da obra de Joyce Dublinenses , O morto é sobre um jovem irlandês cuja família o tem na mais alta consideração graças à sua praticidade e sensatez. Quando ele vai a uma festa, no entanto, seus princípios são desafiados e ele é forçado a confrontar sua própria mortalidade. Indiscutivelmente o trabalho mais acessível do famoso escritor, no entanto, mostra sua capacidade de enterrar temas profundos em histórias aparentemente diretas.

Ler

A Metamorfose de Franz Kafka

  Metamorfose.

Não só é A Metamorfose um dos maiores contos já escritos, mas foi um importante precursor do movimento surrealista que surgiria logo após sua publicação em 1915. A história de um vendedor que acorda certa manhã e descobre, para seu alarme, que transformado em besouro, tem havido muito debate sobre seu significado, mas todos concordam que é uma visão magistral da alienação na era moderna.

Ler

Colinas como elefantes brancos de Ernest Hemingway

  Colinas como elefantes brancos.

Quadro Hemingway escreveu vários contos que poderia ser classificado entre os melhores de todos os tempos, mas Colinas como elefantes brancos é talvez seu esforço mais brilhante, graças à forma como ele fala diretamente sobre um assunto, sem nunca tocá-lo. A história de um jovem casal esperando um trem enquanto discutem uma operação nunca esclarecida, mas é óbvio que o homem está tentando pressionar a mulher a fazer um aborto. É uma obra-prima de sutileza e simplicidade de um escritor que talvez seja o melhor em reunir uma abundância de significado em uma contagem mínima de palavras.

Ler

Catedral de Raymond Carver

  Catedral.

No final dos anos 1970, os contos estavam diminuindo em seu apelo público. Então Raymond Carver ganhou destaque e trouxe um pouco de vida de volta ao formato com sua aplicação incomparável do minimalismo. O exemplo mais conhecido disso foi Catedral , que é sobre o ciúme de um homem em relação ao amigo cego de sua esposa. No momento em que os dois homens se relacionam com a imagem de uma catedral - que apenas um deles pode realmente ver - o leitor fica chocado com a simplicidade elegante do final enganosamente poderoso da história.

Histórias de sua vida por Ted Chiang

  Histórias de sua vida.

Quando uma frota de espaçonaves chega à Terra, uma equipe de cientistas é encarregada de descobrir como se comunicar com os pilotos extraterrestres. À medida que a linguista Louise Banks aprende mais e mais sobre a língua alienígena, ela descobre que a solução para os problemas crescentes aparentemente trazidos pelos visitantes envolve sua própria relação pessoal com o tempo. Uma obra-prima em tamanho pequeno de um dos maiores ficção científica escritores, a história elegante e complexa de Chiang foi transformada em um longa-metragem aclamado, Chegada .

Ler

Na Lua de Mel de Javier Marias

  Na lua de mel.

Um dos maiores escritores das últimas décadas, o nome de Javier Marias está essencialmente em todas as listas para o Prêmio Nobel de literatura. Embora os romances representem a grande maioria de sua obra, ele lançou uma coleção de contos de ficção chamada Quando eu era mortal . Talvez a melhor história do livro seja na lua de mel , que conta a história de um homem recém-casado que observa a rua pela janela de um hotel enquanto sua esposa está doente na cama. O drama começa quando ele chama a atenção de uma mulher de aparência perturbada. Em 20 páginas, Marias usa todas as ferramentas literárias que ele é conhecido por usar em livros 20 vezes mais.

Um bom homem é difícil de encontrar por Flannery O'Connor

  Um bom homem é difícil de achar.

Se Hemingway e Carver compõem dois pontos da Santíssima Trindade dos grandes contos americanos, Flannery O'Connor é o terceiro. Ela também é considerada a maior das escritoras góticas do sul. Sem dúvida sua obra mais famosa é Um bom homem é difícil de achar , que conta a história de uma família brigada que acaba encalhada após um acidente de carro, com consequências horríveis.

Ler

Comentários

best-of,livros,mídia,premium,contos,tier-1,video-test-5-21