As Olimpíadas de Inverno podem ter menos esportes do que os Jogos Olímpicos de Verão, mas existem alguns eventos fascinantes da mesma forma. O biatlo está entre os eventos mais assistidos nas Olimpíadas de Inverno e atrai centenas de milhões de telespectadores. Apesar de sua popularidade, muitas pessoas não estão familiarizadas com esse esporte único.
Conteúdo- O que é o Biatlo?
- Em que consiste um biatlo?
- Eventos de biatlo
- Eventos de biatlo nos Jogos Olímpicos de Pequim 2022
Quer ser um especialista em sua festa de visualização dos Jogos Olímpicos de Inverno? Continue lendo para saber tudo o que você precisa saber sobre o esporte do biatlo e este famoso evento das Olimpíadas de Inverno.
O que é o Biatlo?

O biatlo é um esporte competitivo que combina esqui cross-country com tiro ao alvo usando um rifle. Embora o biatlo não tenha feito sua primeira aparição nos Jogos Olímpicos de Inverno até 1960, os historiadores sugerem que o esporte tem origens muito anteriores, provavelmente datando de 1700 ou antes. Acredita-se que o biatlo como um esporte competitivo evoluiu a partir de habilidades militares com uma competição entre militares em 1767 ao longo da fronteira Noruega-Suécia, frequentemente citada como a principal competição de biatlo.
Em que consiste um biatlo?
O biatlo consiste em tiros e trechos de esqui em esquis cross-country (também chamados de esquis nórdicos), que são mais finos e menos afiados do que os tradicionais esquis alpinos.
Tiro de Biatlo

Existem dois ou quatro tiros em um evento de biatlo, normalmente consistindo em cinco tiros em cinco alvos (um por alvo) a 50 metros de distância. As lutas de tiro podem ocorrer em pé ou de bruços (deitado de bruços), e o atleta deve manter os esquis calçados. Na posição em pé, apenas as mãos, ombros, seios adjacentes e bochecha do atleta podem entrar em contato com o rifle. Ao atirar na posição de bruços, o rifle só pode entrar em contato com as mãos, ombro e bochecha do biatleta.
Um dos principais desafios do biatlo é alternar entre o esqui aeróbico exigente com o foco, controle e calma necessários para disparar com precisão um rifle. Atletas querem manter a frequência cardíaca alta enquanto têm o controle e a precisão necessários para acertar a pontaria.
Os biatletas também devem ser capazes de recarregar seu rifle rapidamente, pois isso afeta muito sua velocidade e desempenho geral. A maioria dos rifles de biatlo usa uma ação de tração direta, em que o atleta simplesmente carrega um clipe em seu rifle, puxa simultaneamente com o dedo indicador e empurra para frente com o polegar para carregar a câmara. No entanto, em revezamentos, após os cinco projéteis, se for necessária munição adicional, os três baldes devem ser carregados manualmente.
Os alvos do biatlo são bem pequenos - 115 milímetros (4,53 polegadas) para tiros em pé e apenas 45 milímetros (1,77 polegadas) para tiros de bruços.
Os atletas que erram um alvo são penalizados por ter que esquiar uma volta de penalidade ou pela adição automática de tempo ao seu tempo de chegada, dependendo do evento.
Esqui biatlo

A parte de esqui do biatlo é única em relação aos eventos de esqui cross-country padrão nas Olimpíadas de Inverno, pois os biatletas podem escolher o estilo clássico de esqui cross-country ou o esqui estilo livre (técnica de patinação), mas o estilo livre é significativamente mais rápido, então quase todos os concorrentes escolhem essa opção. A única exceção é que para as provas de revezamento, o primeiro atleta deve usar a técnica clássica de esqui cross-country nos primeiros 100 metros. Depois desse ponto, eles estão livres para esquiar como quiserem.
Exceto nos 100 metros finais de uma prova, os atletas devem avisar o esquiador à sua frente que pretendem passar para que o ultrapassado possa se deslocar para o lado da pista mesmo que haja espaço para os dois atletas ficarem lado a lado lado.
O rifle é carregado nas costas do atleta durante as partes de esqui do biatlo.
Em eventos de largada em massa, o primeiro atleta a cruzar a linha de chegada vence. No entanto, em eventos de biatlo com início com intervalo, os atletas são classificados após o evento com base no tempo de chegada mais as penalidades de tempo por falta de alvos. O tempo total mais rápido vence, embora seja possível para os atletas empatarem.
Eventos de biatlo

Dentro do esporte do biatlo, as Olimpíadas de Inverno apresentam seis categorias diferentes de eventos: Individual, Sprint, Perseguição, Revezamento, Revezamento Misto e Partida em Massa. São 11 provas totais de biatlo nas Olimpíadas de Inverno porque há uma prova masculina e uma feminina para cada categoria, exceto a mista, que tem uma prova única composta por equipes de revezamento compostas por quatro atletas cada (dois homens e duas mulheres).
Individual
Esta prova realiza-se com cada atleta a correr individualmente contra o relógio com os resultados finais classificados no final da prova.
- Distância: 20k masculino, 15k feminino
- Início: Intervalo
- Ataques de tiro: quatro no total, deitado, depois em pé, depois deitado e depois em pé, todos com cinco rodadas.
- Penalidade por falta de alvos: 1 minuto adicionado ao tempo final para cada alvo errado.
Corrida
Esta corrida é essencialmente metade da corrida individual com uma penalidade ligeiramente diferente. Novamente, cada atleta corre individualmente contra o relógio com os resultados finais classificados no final do evento.
- Distância: 10k masculino, 7,5k feminino
- Início: Intervalo
- Ataques de tiro: Dois no total, de bruços e depois em pé, ambos com cinco rodadas.
- Penalidade por falta de alvos: Um minuto de volta de esqui de 150 metros para cada alvo errado.
Perseguir
Esta corrida é uma “perseguição” em que os vencedores da Medalha de Ouro dos eventos Individual e Sprint começam primeiro e, em seguida, os outros atletas são liberados da área de largada em intervalos com base em suas posições finais nas outras corridas. Assim, eles devem perseguir os líderes.
- Distância: 12,5k homens, 10k mulheres
- Início: Intervalo
- Ataques de tiro: quatro no total, deitado, depois deitado, depois em pé e depois em pé, todos com cinco rodadas.
- Penalidade por falta de alvos: Um minuto de volta de esqui de 150 metros para cada alvo errado.
Início em massa
Como o nome descreve, todos os biatletas do evento (geralmente mais de 30) começam juntos.
- Distância: 15k masculino, 12,5k feminino
- Início: início em massa
- Ataques de tiro: Quatro no total: deitado, depois deitado, depois em pé, depois em pé, todos com cinco rodadas.
- Penalidade por falta de alvos: Um minuto de volta de esqui de 150 metros para cada alvo errado.
Eventos de biatlo nos Jogos Olímpicos de Pequim 2022
Existem 11 eventos de biatlo nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 em Pequim, China:
- Revezamento Misto (5 de fevereiro)
- Individual feminino de 15 km (7 de fevereiro)
- 20km individual masculino (8 de fevereiro)
- Corrida de 7,5 km feminino (11 de fevereiro)
- Corrida de 10 km masculino (12 de fevereiro)
- Perseguição de 10 km feminino (13 de fevereiro)
- Perseguição masculina de 12,5 km (13 de fevereiro)
- Revezamento 4 × 7,5 km masculino (15 de fevereiro)
- Revezamento 4x6km feminino (16 de fevereiro)
- Largada em massa de 15 km masculino (18 de fevereiro)
- Largada em massa de 12,5 km feminino (19 de fevereiro)